sexta-feira, 29 de agosto de 2025

INFÂNCIA

www.artedoentretenimentosp.blogspot.com

INFÂNCIA

INFÃNCIA retorna a São Paulo, em cartaz no TEATRO ÁGORA, se fazendo necessário prestigiar e se deixar fruir no universo do autor e viajar ludicamente pelos caminhos que a literatura oferta.

 Pessoas com instrumentos musicais e microfone em cima de uma superfície de madeira

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

Imagem: Arte do Entretenimento

É um espetáculo criado a partir de pesquisa e vivência pela dupla de artistas, NEY PIACENTINI e ALEXANDRE ROSA, com contundente envolvimento e vivência sobre o romancista, cronista, contista e jornalista alagoano GRACILIANO RAMOS (1892-1953), notável personalidade da literatura brasileira. Nesse ínterim, o conhecimento sobre o sertão de Pernambuco e de Alagoas serviu como chamariz para a criação da personagem, que nas entrelinhas, precisou de muita doação intrínseca, e nessa investigação, resultou em uma dramaturgia brilhante, com carpintaria plausível e de quebra um Graciliano que nos brinda imbuído da sua história de vida abrilhantando o nosso teatro. 

Homem de terno e gravata com microfone na mão

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto. 

João Maria Silva Jr

 A montagem estreou em 2022, já circulou em importantes cidades de Minas Gerais, no sertão e na Zona da Mata de Pernambuco e do Alagoas, Maceió, Aracaju, Salvador, São Paulo, municípios do interior do Paraná e na capital Curitiba e em Santa Catarina na capital Florianópolis, dentre equipamentos públicos de São Paulo.

Uma imagem contendo mulher, em pé, homem, mesa

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

Imagem: Arte do Entretenimento

Em cena, a entrega do notório multifacetado ator, escritor, pesquisador, adaptador, militante da cultura,  NEY PIACENTINI, que com sua longa trajetória interpreta GRACILIANO RAMOS, com muito fascínio, revelando ao público muitas particularidades do escritor, em um encontro permeado de conturbadas memórias, intempéries, aprisionamento e opressão, a perpetuação do coronelismo sempre enraizado culturalmente em todas as especificidades, bem como a precariedade na escola, a vida dura no sertão alagoano, tendo sua personagem defendida de maneira arrebatadora.

 Para amenizar e deixar mais leve, o ator e experiente músico ALEXANDRE ROSA, em extrema parceria com o intérprete, deixa o espetáculo envolto de poesia com bela e adequada sonoplastia e trilha executada ao vivo, um encanto que dá total vivacidade as ações dramáticas, na qual a qualidade é inquestionável.

“Queremos estimular a leitura e a formação de público na conjugação entre literatura, teatro e música. E, em um tempo dominado pela rapidez das redes sociais, ter a chance de nos deixarmos tocar pela poética de Ramos, que é, sem dúvida, transformador: para nós que nos aventuramos a fazer arte, e para o público que pode, conosco, dividir as incertezas de nossas existências”, finaliza Ney Piacentini.

Com essa proposta, o teatro é muito vencedor ao ter a formação de plateia contemplada e a literatura acende a chama aguçando a curiosidade dos leitores a conhecerem o universo literário de Graciliano.

FICHA TÉCNICA

Obra: Graciliano Ramos
Adaptação: Ney Piacentini
Composição musical: Alexandre Rosa
Artistas: Ney Piacentini (ator) e Alexandre Rosa (música)
Fotos, vídeos e artes: João Maria Silva Jr. e Helena Silva Jr.
Iluminação: Elis Martins
Produção: Corpo Rastreado
Assessoria de imprensa: Canal Aberto – Márcia Marques, Daniele Valério e Flávia Fontes
Iniciativa: Núcleo Rodateatro

 

SERVIÇO – TEATRO ÁGORA - Rua Rui Barbosa, 664, Bela Vista
Temporada: De 09 de agosto até 05 de Outubro*Horário: Sábados, às 20h | Domingos, às 19h - Local: Ingressos: R$100,00 (inteira) | R$50,00 (meia) - Capacidade: 50 Lugares - Duração: 60 minutos - Classificação: Livre - Acessibilidade: teatro possui acessibilidade para deficientes e pessoas com mobilidade reduzida.

* Não acontecem apresentações nos dias 06 e 07 de setembro.

Forma, Seta

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

(UM) ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA

  www.artedoentretenimentosp.blogspot.com   (UM) ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA Espetácul...