sexta-feira, 18 de julho de 2025

SONHO ENCANTADO DE CORDEL

 www.artedoentretenimentosp.blogspot.com

SONHO ENCANTADO DE CORDEL

Com texto e direção irretocável da talentosa e multifacetada THEREZA FALCÃO, o espetáculo inserido na cultura popular, sobretudo na linguagem da literatura de cordel, depois do sucesso em vários palcos brasileiros, veio para o TEATRO CLARO em São Paulo, agradar potencialmente a todos os públicos, com a graça, a poética e um texto devidamente alinhado com o universo dos contos de fadas do grande escritor norueguês  HANS CHRISTIAN HANDERSEN, trazendo para o delete dos espectadores os notáveis contos: “A nova Roupa do Rei”, “Os Sapatinhos Vermelhos”, "O Patinho Feio", "A Pequena Sereia", "A Rainha da Neve", "O Soldadinho de Chumbo", "O Rouxinol e o Imperador", dentre outros, digno de aplausos intermináveis.

Mulher com vestido colorido

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto. 

 Imagem: Divulgação

A história gira em torno de Rosa Cordelista, uma jovem determinada que, apesar da desaprovação de sua mãe, sonha em se tornar uma grande cordelista. Movida pela força de sua imaginação, Rosa é transportada em um sonho mágico para um universo encantado, onde encontra o lendário Hans Christian Andersen. Juntos, eles embarcam em uma jornada emocionante, repleta de personagens míticos dos contos de fadas do autor.

Pessoas com instrumentos musicais e microfone em cima de tapete

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

Imagem: Divulgação

A espontaneidade dos atores e atrizes e sua interpretação vale apena ressaltar. As personagens principais “Rosa e A Rainha da Neve” vêm com carisma incontestável. Um elenco de primeira: ALINE WIRLEY, IGOR RICKLI, GIULIE OLIVEIRA, MIKAEL MARMORATO, RICCA BARROS, ADRÉN ALVES, MARCELA COELHO, SOFIE ORLEANS, DANNI MARINHO, FÁBIO D’LÉLIS, CAROL ROMANO, LÍGIA BIÉ, EMMY OLIVEIRA E ANANDA K,  em sintonia com as ações dramáticas, cantando, dançando, envolto da direção musical do experiente MARCELO ALONSO NEVES, encantando, seguindo as belíssimas (RENATO VIEIRA) coreografias muito funcionais, enfim, agradando em todas as especificidades em um espetáculo que prima pela qualidade artística.

Grupo de pessoas em pé

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

Imagem: Divulgação

A montagem teve inspiração no enredo “Uma Delirante Confusão Fabulística” de 2005 criado por Rosa Magalhães para a Imperatriz Leopoldinense, escola de samba do Rio de Janeiro, que prestou homenagem a Hans Christian Andersen em seu centenário.
O espetáculo é lindíssimo e não atoa é fenômeno de público e crítica. Conta ainda com uma super equipe de criativos estrelar, músicas originais de PAULINHO MOSKA, CHICO CÉSAR e ZECA BALEIRO, mais de 50 figurinos da carnavalesca ROSA MAGALHAES, que embora inspirado no carnaval veio com muita leveza e maleabilidade, sem estereótipos, cores alegres e sem exageros e as trocas de mais de 10 cenários sem atropelos, se fazendo jus ser assistido por mais de 60 mil espectadores, sendo sucesso absoluto!

Na narrativa, se faz presente “a vida do famoso autor e os contos de fadas por ele criados, envolvidos pela rica tradição da literatura de cordel e ambientados no Nordeste do Brasil. É uma celebração da arte, da poesia e do poder dos sonhos,” nesse ínterim, muita ludicidade em meio as aventuras, promovem momentos de estesia e fruição, contemplando os pequeninos e evidentemente fazendo os adultos terem um fascínio pela regressão.

Grupo de pessoas em pé

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

Imagem: Arte do entretenimento

A atriz ALINE WIRLEY, intérprete da Rainha da Neve é muito versátil, potência no canto e desenvolvimento plausível na dança, sua personagem é arrebatadora, sem contar que sua leveza na mãe da heroína Rosa é espetacular, em seguida a mudança crucial para a vilã é de chamar atenção, postando no patamar das grandes atrizes. Outro fator interessante foi a forma da construção dos cordéis, suas métricas adequadas e de rara beleza, sem pieguices, estritamente teatral, enobrecendo a cultura popular, promovendo evidentemente um entretenimento de altíssima qualidade, se fazendo necessário ser prestigiado por todos os públicos.

Uma imagem contendo no interior, mesa, frente, grupo

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

Imagem: Arte do entretenimento


FICHA TÉCNICA

Idealização – Sérgio Lopes
Texto e Direção – Thereza Falcão
Músicas Originais -
Paulinho Moska, Chico César e Zeca Baleiro
Direção musical –
Marcelo Alonso Neves
Coreografias – Renato Vieira
Cenários e Figurinos – Mauro Leite
Designer de Luz –
Daniela Sanchez
Designer de Som –
Andrea Zeni
Produção, Marketing e Comercial – Mauricio Tavares
Direção de Produção –
Filomena Mancuzo
Produção Executiva –
Neco FX
Realização –
Inova Brand

SERVIÇO - TEATRO CLARO MAIS SP - Shopping Vila Olímpia - Rua das Olimpíadas, 360 – 5º andar, Vila Olímpia, São Paulo – SP - Sábados, às 11h30, e domingos, às 11h30 e 15h Classificação indicativa: Livre – Duração: 70 minutos. Capacidade do Teatro: 801 lugares. *Sujeito a lotação – acessibilidade: Estacionamento no shopping, acesso feito por elevadores. RESERVAS PARA GRUPOS: Marcelo Lopes - grupos@brainmais.com / 11 94536-7083 – de 19 de julho de 2025 a 31 de Agosto de 2025 -  Múltiplas Sessões - Ingressos a partir de R$ 19,50 a R$ 120. Em até 6x Teatro Claro MAIS SP - São Paulo/SP - Abertura da casa: 01h antes de cada apresentação. Não será permitida a entrada após o início da apresentação.

Vendas: https://uhuu.com/evento/sp/sao-paulo/sonho-encantado-de-cordel-14838

Rede social: https://www.instagram.com/sonhoencantadodecordel/

Forma, Seta

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

 

sexta-feira, 11 de julho de 2025

OS ÓCULOS MÁGICOS DE CHARLOTTE

 www.artedoentretenimentosp.blogspot.com

OS ÓCULOS MÁGICOS DE CHARLOTTE

No estilo conto de fadas, com direito a ajuda mágica, o musical infantojuvenil Os Óculos Mágicos de Charlotte inspirado na série homônima exibida no Disney+ e no YouTube, vem embelezar o teatro contando a história de uma menina que, ao ganhar um par de óculos da Fada Belle, passa a enxergar o mundo como ele poderia ser: mais justo, colorido e gentil.

Homem segurando urso de pelúcia

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

Foto: Divulgação

Uma proposta brilhante e com imensurável contrapartida social, permeado de temáticas intrínsecas na qual a transformação social é o carro chefe, em um espetáculo pensado no público infantojuvenil, porém, para ser prestigiado por todas as famílias e as mensagens recaem diretamente para os pequeninos, os quais se manifestam com intervenções plausíveis.

Grupo de pessoas em pé posando para foto

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

Foto: Divulgação

Os Óculos Mágicos de Charlotte tem dramaturgia e músicas de multifacetado artista MIGUEL FALABELLA e direção de arte da ilustradora SUPPA, sendo um acerto em todas as especificidades, chegou em boa hora para trazer valores, noções de cidadania e embora com alguns didatismos, o espetáculo é estritamente teatral de rara beleza, com elenco jovem e com diversidade: NICCOLE LARA (Charlotte), ADRIANO TUNES (Pelusso), ANA LAMANA (Sylvette), LAKIS FARIAS (Dora), GUI GIANNETTO (Romano), PAULA TAVARES (Fada Belle), ALLIRA (Fada Manu) e NESTOR FONSECA(Valentão), apresentando muita diversidade, desempenho corporal em sintonia com todas as ações dramáticas, excelente direção musical de VINICIUS LOYOLA  envolto de coreografias (TATIANA RIBEIRO) funcionais, muito bem desenvolvidas, tendo ainda um olhar e verdadeiro apreço aos cuidados com o planeta, a sustentabilidade, ao folclore brasileiro e as manifestações populares, encaminhando a vilania para os caminhos do bem, ou seja, o bem vencendo o mal como nos bons contos.

Homem segurando urso de pelúcia em cima de palco

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

Foto: Divulgação

 

Na trama, Charlotte perde um dente de leite e, em troca, ganha da Fada Belle um par de óculos mágicos. A partir daí, ela passa a enxergar o mundo como ele poderia — e deveria — ser: mais gentil, mais colorido, mais justo. Ao lado de seus amigos e do seu cão Pelusso, embarca em aventuras cômicas e poéticas, revelando como atitudes simples têm o poder de transformar a realidade. “A Charlotte é uma menina especial, que pode nos ajudar a construir uma nova geração mais tolerante, consciente e curiosa. Os óculos revelam cenas de aprendizado, convivência e celebração das riquezas do Brasil, como as festas populares e a diversidade cultural”, destaca Falabella. Ele também comenta que o cão Pelusso representa uma consciência crítica: “É o animal que olha para a humanidade com humor, mas também com filosofia.”

A montagem musical tem direção e dramaturgismo de JULIANA SANCHES e idealização de FILIPE FRATINO tem em sua proposta instigar as crianças e famílias a enxergar o mundo pensando na cultura da paz, na aceitação, no respeito, mais empatia, mensagens essas carregadas de transformação social, ressaltando humor e imaginação, sendo uma viagem na qual a ludicidade é plausível.

Grupo de pessoas em pé

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

Imagem: Arte do Entretenimento

“Quando eu e Suppa criamos a personagem Charlotte, estávamos preocupados com uma educação que agregasse valor à infância no Brasil. A educação dá sentido à vida, e é uma obrigação de nós, que trabalhamos com arte, formar as crianças para o futuro”, afirma Falabella.

Vale a pena prestigiar!

FICHA TÉCNICA

Criação: Suppa e Miguel Falabella. 

Canções/ letras: Miguel Falabella. 

Idealização:  Filipe Fratino. 

Direção e Dramaturgismo: Juliana Sanches. 

Assistência de Direção: Nicolas Trevijano. 

Direção Musical e Arranjos: Vinícius Loyola. 

Músicas: Vinícius Loyola/ Bruno Bonaventura/ Sérgio Vilaça. 

Direção de Arte: Suppa. 

Coreografia: Tatiana Ribeiro. 

Desenho, operação de luz e vídeo: Thiago Capella. 

Desenho e operação de Som: Roberta Helena. 

Microfonista: Katia Akemi. 

Cenário e Figurinos: Suppa/ Felipe Cruz. 

Adereços: Felipe Cruz. 

Perucas e Visagismo: Matte Gadelha. 

Criação Boneco: Matias Ivan Arce. 

Contra Regra: Ramilla Souza. 

Designer Gráfico: Eduardo Reyes. 

Fotógrafa: Fernanda Hernandez. 

Sonorização: Inca Áudio e Backline. 

Direção de Produção: Filipe Fratino. 

Produção Executiva: Andréa Marques. 

Redes Sociais: Jéssica Christina. 

Assessoria de Imprensa: Adriana Balsanelli. 

Administração: Vera Gouveia.

SERVIÇO -  TEATRO ALFREDO MESQUITA - Av. Santos Dumont, 1770 - Santana, São Paulo - SP, 02012-010 - de 05 até 27 de julho, Capacidade: 198 pessoas - Classificação: Livre Duração: 60 minutos com sessões gratuitas aos sábados e domingos, às 16h - Ingressos: Gratuitos com retirada na bilheteria do teatro a partir das 15h nos dias das sessões e via sympla.com.br

Na sequência, segue para o Teatro Sérgio Cardoso

TEATRO SÉRGIO CARDOSO | SALA PASCHOAL CARLOS MAGNO - R. Rui Barbosa, 153 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01326-010 - Transporte Público: Estação mais próxima: Bela Vista. Temporada: De 2 a 30 de agosto de 2025 - Sábados às 15h e domingos às 11h. Obs. Dia 9/08 não haverá apresentação. Dia 30/08 sessão gratuita.Ingressos:  R$40,00 (inteira), R$20,00 (meia-entrada) Vendas: Na bilheteria do teatro ou pela Sympla https://site.bileto.sympla.com.br/teatrosergiocardoso/

Vendas antecipadas: terça a sábado, das 14h às 19h - Bilheteria: das 14h até o horário da apresentação. Contato bilheteria: (11) 3288-0136 - Capacidade: 149 lugares.

Forma, Seta

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

 

 

 

 

 

BALADA ACIMA DO ABISMO

 www.artedoentretenimentosp.blogspot.com

BALADA ACIMA DO ABISMO  

O monólogo concebido e adaptado por CATARINA BRANDÃO, teve sua estreia em Paris em 2022, e ganhou sua primeira versão brasileira especialmente concebida para a abertura do TEATRO-D-JARAGUA, a convite do gestor do teatro, ator, diretor e produtor DARSON RIBEIRO fazendo pequena temporada de 27 de janeiro a 9 de fevereiro de 2025. Agora retorna ao mesmo teatro, fazendo temporada de sucesso com casa lotada de terça a domingo, com dupla sessão aos finais de semana.

 Mulher com vestido branco

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

Crédito: Moisés Pazianotto

Sob a direção de Gonzaga Pedrosa, o espetáulo é estrelado pela lindíssima atriz MARIA FERNANDA CÂNDIDO dividindo o palco com a extraordinária pianista SONIA RUBINSKY, sendo um verdadeiro encanto a parceria entre as duas artistas e a sintonia do texto e o diálogo com as músicas ao vivo promovendo harmonia fascinante.

Além de homenagear a obra de Clarice, a montagem brasileira de Balada Acima do Abismo celebra a carreira de Maria Fernanda Cândido e sua longa e profunda relação com a obra da escritora.

Menina de vestido rosa

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

Crédito: Moisés Pazianotto 

A premiada e aclamada atriz Maria Fernanda Cândido, vem de uma carreira de muito bem sucedida, atuando em todos os veículos, com inquestionável desenvoltura, interpreta brilhantemente a ucraniana CLARICE LISPECTOR, a partir de diversos textos adaptados da obra da escritora, seguindo a linha do tempo entre os dissabores, intempéries e ascensão.

Uma imagem contendo mulher, em pé, segurando, jovem

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

Crédito: Moisés Pazianotto

O público mergulha no universo de Clarice e na interpretação precisa de sua intérprete, com textos intercalados por belíssimas peças tocadas ao piano, e nesse interim, a artista ressalta talento mostrando desempenho corporal plausível na dança, com sensibilidade e poesia.

Vale ressaltar ainda como coadjuvante a iluminação precisa, detalhista, enfim, deslumbrante (CAETANO VILLELA) transportando a artista para diversas ambientações, e o público se transfere para o universo literário da escritora e da boa música ao piano, resultando em momentos grandiosos, de rara beleza, estesia e ludicidade.

 Vale a pena prestigiar!

FICHA TÉCNICA

 Atriz Maria Fernanda Cândido

Pianista Sonia Rubinsky

Direção Gonzaga Pedrosa

Concepção e adaptação de textos de Clarice Lispector Catarina Brandão

Cenário e figurino bio Namatame

Iluminação Caetano Villela

Hospedagem Oficial Nacional Inn Jaraguá

Direção de produção DR Produções Teatro-D-Jaraguá.

Idealização e realização Darson Ribeiro. 

Assessoria de Imprensa  Arteplural

 

SERVIÇO - TEATRO-D-JARAGUÁ. Rua Martins Fontes, 71, Anhangabaú, Centro, fone 11-2802-7075.Duração: 75 minutos. Temporada: 02 a 13/07.  De terça a sexta às 20h. Sábado, 17 e 20h. Domingo 17 e 19h. INGRESSOS: Ingressos: R$ 200 (inteira) / R$ 100 (meia)  – Livre: Para todos os públicos. Bilheteria: de sexta a domingo a partir das 17h ou antecipadamente via Sympla:

 https://bileto.sympla.com.br/event/101947 

Estacionamento Estapar na entrada do hotel – R$ 20 por até 4 horas.

Forma, Seta

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

quinta-feira, 10 de julho de 2025

UMA CASA DE BONECA

 www.artedoentretenimentosp.blogspot.com

UMA CASA DE BONECA

Os extraordinários atores LÍVIA CAMARGOPAULA AVILESGUSTAVO VAZEDSON DUAVY, KLEBER DI LAZZARE e FERNANDO ZUBEN, recebem aplausos intermináveis a cada apresentação do espetáculo UMA CASA DE BONECA, e é para tanto e tanto mais. Que trabalho magnífico que fogem as palavras para qualificar adequadamente suas interpretações e essa enriquecedora montagem.

Pessoas sentadas ao redor de uma mesa verde

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

Imagem: Laerte Késsimos

Tudo parece perfeito na casa dos Helmer. Com a recente promoção de Torvald à diretoria de um banco, a família ascende socialmente e vive a esperança de um futuro promissor. Nora Helmer, sua esposa, inicia alegremente os preparativos para a noite de Natal, mas por trás do sorriso amoroso, ela esconde um segredo: anos antes, para salvar a vida do marido, contraiu um empréstimo sem o seu consentimento - falsificando ainda a assinatura do próprio pai. 

 A direção muito acertada de GEORGETTE FADEL e LÍVIA CAMARGO é um caso à parte. Com muita fluidez, extrapolaram o lugar comum, com deslocamento e funcionalidade, orquestrando os movimentos em cena com a delicadeza, ritmo totalmente adequado, sem nenhum atropelo na técnica e na movimentação dos artistas em cena, trazendo nova possibilidade e outro olhar para a dramaturgia do Norueguês HENRIK IBSEN, (1828-1906), deixando a montagem muito significativa e a contento do público ávido por novidades.

Homem e mulher sentados em um banco

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

Imagem: Laerte Késsimos

A ideia da montagem em uma casa foi é fantástica. Três salas ambientes são utilizadas, com o público se reversando nesses ambientes, tudo pensando em uma casa verdadeiramente de bonecas, sem perder a essência de um espetáculo estritamente teatral, propondo uma imersão no universo doméstico e nos conflitos de gênero, raça e classe a partir do texto escrito em 1879.

“propõe uma leitura atual sobre patriarcado, racismo estrutural e desigualdades de classe. Encenada em uma casa real, a peça convida o público a ocupar os cômodos, criando uma experiência intimista e provocadora. A proximidade entre espectadores e personagens torna a narrativa ainda mais impactante, especialmente em momentos de tensão, brigas ou silêncio.

FICHA TÉCNICA


Idealização: Lívia Camargo e Paula Aviles. 

Texto original: Henrik Ibsen. 

Adaptação: Lívia Camargo.

Direção: Georgette Fadel e Lívia Camargo. 

Vídeo ao vivoLaerte Késsimos.  

Direção de arte, visagismo e colaboração dramatúrgica: Paula Aviles. 

Direção audiovisual e design gráfico: Laerte Késsimos. 

Direção musical e composições originais: Fernando Zuben.

Direção de movimento: Débora Veneziani. 

Colaborador artístico: Wilson Feitosa. 

Iluminação: Laiza Menegassi. 

Desenho de Som: Duda Gomes. 

Operação de vídeo: Danilo Martignago

Direção de produção: Gustavo Sanna

Produção executiva: Denyria Plácido

Assessoria de Imprensa: Adriana Balsanelli. 

Gerenciamento de Redes Sociais: Michel Waisman. 

Cenotecnica e reformas: Marcos Portugal - Mdu Elétrica. 

Realização: Casaurora e Complementar Produções.

SERVIÇO - CASAURORA - Rua Plínio de Morais, 401, Sumaré, São Paulo - SP.- Estreia dia 20 de junho, quinta, às 20h, na Casaurora. Temporada: De 20 de junho a 27 de julho de 2025. Sextas e sábados, às 20h. Domingos às 19h. Sessões vespertinas: Dias 19 e 26 de julho, sábados, às 17h30. Capacidade: 60 lugares. Duração: 120 minutos. Classificação indicativa: 16 anos. Ingresso: Gratuito. 

Forma, Seta

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

 

(UM) ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA

  www.artedoentretenimentosp.blogspot.com   (UM) ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA Espetácul...