sexta-feira, 29 de abril de 2022

A FAMÍLIA ADDAMS

ARTE DO ENTRETENIMENTO

Pedro Cosmos

 A FAMÍLIA ADDAMS

A família mais assustadora, mais estranha, mais excêntrica, com gosto macabro e com esquisitices de todas as especificidades também é uma família muito desejada pelos amantes do teatro musical, haja vista, plateia lotada com pessoas de todas as idades, de quinta a domingo em todas as sessões do espetáculo A FAMÍLIA ADAMS, em cartaz no Teatro Renault.

 

                                                               Foto: João Caldas

O musical é protagonizado por MARISA ORTH (Morticia) e DANIEL BOAVENTURA (Gomez), somando com eles, cantores e cantrizes de primeira grandeza, do teatro musical KIARA SASSO (Alice Beineke), LIANE MAYA (Vovó), FRED SILVEIRA (Mal Beineke), DANTE PACCOLA (Lucas Beineke),TIAGO KALTENBACHER (Tropeço), BERNARDO BERRO (Tio Fester), Rodrigo Spinosa e RAPHAEL SOUZA (Feioso) e PÂMELA ROSSINI (Wandinha).

Escrito por Rick Elice e Marshall Brickman com músicas de Andrew Lippa, o espetáculo estreou na Broadway em 2009, estrelado pelos vencedores do Prêmio Tony Nathan Lane e Bebe Neuwirth, nos papéis de Gomez e Morticia Addams.

É a segunda vez que o musical abrilhanta o teatro paulista, com adaptação muito contemporânea, dando liberdade para os atores se sentirem livres para a improvisação e para o respeito com a manifestação do público.

MARISA ORTH está excelente em sua personagem, tendo total domínio da comédia, um “time” perfeito e o jogo com DANIEL corroboram para um duelo campeão, no qual se veem constantes aplausos em cena aberta, deixando o palco pequeno para os dois monstros brilhantes.

 

No enredo, Wandinha, a filha mais velha de Gomez e Mortícia, a mais assustadora de todas, se apaixona por um garoto fora do padrão convencional para a família, desencadeando uma série de situações cômicas, pois o ideal não é seguir o bom caminho e ter boas regras de convivência. Ela tem cumplicidade com o pai para não contar para a mãe sobre o seu namoro. Porém no jantar, tudo vai se mostrando para delírio dos espectadores que se contorcem de tanto rir.

Vale a pena dar altas gargalhadas e conferir essa produção que contribui para que a Broadway seja aqui no nosso teatro paulistano.

SERVIÇO - TEATRO RENAULT - Av. Brigadeiro Luís Antônio, 411 – Republica - Telefone: (11) 4003-5588 - 

  • Quintas e sextas, às 21h. Sábados, às 16h e 21h, e Domingos, às 15h e 20h.

Horário de Funcionamento: de terça a domingo das 12h às 20h. Segundas-feiras e Feriados Bilheteria Oficial (sem taxa de conveniência). Ingressos: variam de R$ 37,50 a R$ 350,00. Classificação etária: 12 anos. Capacidade: até 1570 pessoas

site: ticketsforfun.com.br/

 

terça-feira, 26 de abril de 2022

CHICAGO

 

ARTE DO ENTRETENIMENTO

Pedro Cosmos

CHICAGO

Na narrativa, duas assassinas, Roxie Hart e Velma Kelly, competem entre si para se tornarem a sensação midiática do momento, provarem sua inocência e ganharem a liberdade, para enfim realizarem um retorno triunfal do cárcere privado, repleto de glamour e dinheiro. Para isso, elas contam com a ajuda de  “Mama” Morton, uma espécie de carcereira, responsável pelas mulheres daquele bloco e que, pelo valor correto, pode dar informações valiosas ou até mesmo te conectar com Billy Flynn, o advogado mais requisitado de Chicago. Conhecido por safar todos seus clientes acusados de assassinatos, Billy passa a ser peça fundamental nos casos de Roxie e Velma, enquanto transforma tudo em um verdadeiro circo na mídia.

                                                                           chicagoarteview.com.br


Fama, crime, luxúria e traição fazem com que o musical CHICAGO seja um chamariz de público, aguçando a curiosidade de todos a cada montagem e no espírito Broadway, o teatro Santander, tem casa lotada a cada sessão.

Musical americano de altíssima qualidade para abrilhantar os palcos paulistanos. Até rimou. E olha que rima nas músicas, brilha nas danças com coreografias alucinantes, nos corpos trabalhados e educados expressivamente fazendo o público delirar. 

EMANUELLE ARAÚJO, PAULO SZOT, CAROL COSTA, LILIAN VALESKA e  EDUARDO AMIR brilham nas personagens principais, sem deixar por menos todo o elenco, que está em total sintonia com todas as ações desenvolvidas, ressaltando carisma, graça e humor de doer os maxilares.

Vale a pena conferir o que há de melhor no nosso cenário teatral! Ser redundante não convém aqui!

SERVIÇO – TEATRO SANTANDER - Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 2041 - De 26/01 até 29/05/2022. Quinta, Sexta, Sábado e Domingo às 17h00, Quinta, Sexta e Sábado às 21h00, Domingo às 15h00 e 19h00.

Os ingressos estão à venda com valores diferenciados em: sympla.com.br


MULHERES QUE NASCEM COM OS FILHOS

 

ARTE DO ENTRETENIMENTO

Pedro Cosmos

 

MULHERES QUE NASCEM COM OS FILHOS

 

 A vida é feita de escolhas e dentre essas escolhas está o ofício de ser mãe. Abdicar de prazeres diversos, as inevitáveis mudanças no corpo e na mente, a dedicação total durante os nove meses de gestação, cheio de ansiedade e expectativas, somando a dedicação para à vida inteira, evidentemente não é ofício a ser pensado de súbito. Entretanto é notório que com essa delicada decisão, várias mudanças estarão por vir, não apenas o nascimento de uma criança e sim uma nova mulher.

             

                                                                       Crédito: Maria Dinat 

Com humor, as atrizes SAMARA FELIPPO e CAROLINIE FIGUEIREDO transportam os amantes do teatro para o universo materno, dando conta do recado, vivenciando no palco a missão de serem mães, ressaltando os dissabores e todas as intempéries que vem na bagagem, sem pieguices e estereótipos, fazendo-nos adentrar na narrativa e na reflexão sobre esse amor incontestável que é o ato de ser mãe.

                                                                       Crédito: Lorena Zschaber. 


Dramaturgia para dois atores é tarefa árdua, na maioria das vezes sempre vem carregada de amuletos, apelação para telefonemas e, no entanto tem-se o diferencial. Vê-se as duas atrizes dando conta do recado, prendendo atenção do espectador brilhantemente em uma narrativa que tem tudo para atrair a principal espectadora na qual o texto se destina e evidentemente com essa, os seus filhos.

RITA ELMÔR, também responsável pela Cenografia e Trilha Sonora, imprimiu uma direção muito acertada. Criou uma encenação perfeita, unindo poesia e ação dramática, alguns movimentos coreografados, deixando o desabafo das mulheres muito atraente.

Crédito: Maria Dinat

 As atrizes assinam o texto justamente com a diretora, participando de todo o processo criativo e fazem questão de desabafar: “São muitas as mães com quem a peça dialoga: jovens, maduras, solteiras, casadas, dependentes e independentes, presentes e ausentes. Ao longo de nove meses, mergulhamos nas questões da maternidade, do ser filha, ser mãe, e o que isso determina nas nossas vidas. O que recebemos das nossas mães e pais, e passamos adiante. Fomos muito fundo nessas memórias, nessas dores”.

 Vale a pena conferir, rir e se emocionar com o trabalho dessas meninas, que trouxeram o espetáculo do rio para deixar o nosso teatro mais encantador.

 FICHA TÉCNICA

 Figurino: Mel Akerman e Mônica Xavier

Iluminação: Paulo Cesar Medeiros

Projeto Gráfico: Raquel Alvarenga

Direção de Produção: Caio Bucker

Assessoria de imprensa: Pombo Correio

Realização: Bucker Produções Artísticas e Sem Cartilha Produções

 

SERVIÇO - TEATRO NAIR BELLO - Rua Frei Caneca, 569, 401A, Consolação, São Paulo - Shopping Frei Caneca, De 15/04 a 05/06. INGRESSOS: R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia-entrada) Sextas e Sábados 21h; e aos Domingos 19h. 201 lugares - Duração: 60 minutos - Gênero: comédia  - Classificação: 12 anos 

 

Venda online: https://bileto.sympla.com.br/event/72533

terça-feira, 12 de abril de 2022

UM INIMIGO DO POVO

 ARTE DO ENTRETENIMENTO

Pedro Cosmos

 UM INIMIGO DO POVO

AUGUSTO POMPEO, CESAR BACCAN, CLARA CARVALHO, LILIAN REGINA, LUCAS SCALCO, RAPHAEL GARCIA, RODRIGO SCARPELLI, ROGÉRIO BRITO, SÉRGIO MASTROPASQUA, TATAH CARDOZO E THIAGO LIGUORI são os atores dessa montagem híbrida, que promove vários olhares, aponta caminhos para boas interpretações, posta o espectador na parede sobressaindo a empatia ou o politicamente correto, contextualizado com primorosa  dramaturgia sendo um presente para o encenador e para os seus artistas.

                                                                   Foto: Ronaldo Gutierrez

Um médico se vê em meio a uma trama de interesses econômicos e corrupção, quando descobre a contaminação das águas, numa cidade que vive de seu balneário e termas. As disputas se desdobram num conflito a um só tempo particular e público. Esse é o enredo da peça, que promove muita crítica social, sobressaindo várias reflexões entre a ética e a moral, o vale tudo pelo poder e vidas humanas não importam.

                                                              Fotos: Ronaldo Gutierrez

A direção de JOSÉ FERNANDO PEIXOTO DE AZEVEDO prima pelo diferencial nessa montagem que é a referência ao clássico do cinema ‘A Noite dos Mortos Vivos’, de George A. Romero, que traz um protagonista negro tentando sobreviver em um país onde as pessoas da classe média branca se transformam em zumbis, por conta de uma epidemia. Essa concepção é meritória na qual a contemporaneidade se fez presente, música e projeção audiovisual e ainda temperado com teatro fórum, são ingredientes que extrapolam o “lugar Comum” surgindo um teatro de alta qualidade.

Outro ponto positivo nesse clássico é que parte do elenco é formado por atores negros duelando com os brancos com personagens representativos, postados na mesma igualdade, vivendo o seu protagonismo em um embate plausível.

Enfim, o elenco é brilhante, todos com um currículo invejável e que muito tem contribuído com a arte da representação, dispensando comentários individuais.

Portanto se faz necessário conferir a nova montagem de UM INIMIGO DO POVO, texto do dramaturgo norueguês HENRIK IBSEN (1828-1906) e vivenciar a o melhor que a narrativa possa contribuir com a sua fruição.

FICHA TÉCNICA

 

Texto: Henrik Ibsen

Tradução: Pedro Mantiqueira

Revisão de tradução: Karl Erik Schøllhammer

Dispositivo de cena e Direção: José Fernando Peixoto de Azevedo

 “Ponto” em jogo: Tatah Cardozo

Direção Musical e Live-Electronics: Thiago Liguori

Câmera e edição de imagens: André Voulgaris

Desenho de luz: Gabriel Greghi e Wagner Pinto

Figurino: Anne Cerutti 

Assistente de Direção: Lucas Scalco

Preparação corporal: Tarina Quelho

Cenotécnico: Douglas Caldas

Operador de luz: Gabriel Greghi e Jonas Ribeiro

Fotos: Ronaldo Gutierrez 

Programador Visual: Rafael Oliveira

Assessoria de Imprensa: Pombo Correio

Estágio de direção: Tatah Cardozo

Diretor de Produção: Cesar Baccan

Produtor Executivo: Marcelo Ullmann

Assistente de Produção: Lúcia Rosa

Assistente de Produção: Rebeca Oliveira

Co-Produção: Kavaná Produções 

Produção e Realização: Baccan Produções

 SERVIÇOS - TEATRO ALIANÇA FRANCESA - Rua General Jardim 182 – Vila Buarque. - (11) 3572-2379. De 7 de abril a 1º de maio, de quinta a sábado às 20h e aos domingos, às 18h. www.teatroaliancafrancesa.com.br

INGRESSOS: Quintas e sextas - R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada) | Sábados e domingos - R$60 (inteira) e R$30 (meia-entrada).

Venda online em site.bileto.sympla.com.br/teatroaliancafrancesa/ - Duração: 180 minutos, com um intervalo de 15min. Classificação: 12 anos. Capacidade: 226 lugares

O ANDARILHO

www.artedoentretenimentosp.blogspot.com   O ANDANTE   RODRIGO NASCIMENTO, ator vindo de algumas comédias de sucesso, mostra outra face d...