sexta-feira, 30 de setembro de 2022

O PEQUENO PRÍNCIPE

ARTE DO ENTRETENIMENTO

Pedro Cosmos

O PEQUENO PRÍNCIPE

TEATRO VILLALOBOS (Shopping VillaLobos), reabre sua portas depois de cerca de dois anos trazendo para celebrar na sua programação uma das histórias mais emocionantes para crianças e que fascina também os grandinhos.  

"O Pequeno Príncipe, o Musical conta a história de um piloto que cai com seu avião no deserto do Saara, onde encontra um menino de cabelos dourados que lhe pede para desenhar um carneiro. A partir daí os dois iniciam uma linda amizade e refletem sobre as relações entre as pessoas, o amor ao planeta, sobre que é ser criança, o que é ser adulto e o verdadeiro sentido da vida.”

Crédito: Victor Miranda

O Pequeno Príncipe, clássico do autor e piloto francês ANTOINE DE SAINT-EXUPÉRY (1900-1944) é traduzido no mundo inteiro e já teve várias montagens notórias, justamente pela qualidade inquestionável a qual desperta curiosidade em várias gerações e essa SUPERPRODUÇÃO, é estarrecedora, com riqueza de detalhes em todas as especificidades.

O livro foi escrito em 1943, é listado como um dos livros mais vendidos e lidos do mundo. Sempre muito debatido, trazendo simbolismos, citações filosóficas cabíveis de reflexões, interpretações diversas, contextualizadas com o universo poético.

"Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos" e "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas", são algumas pérolas, das quais nos transportam para a fruição literária. 

Crédito: Victor Miranda 

Começando pelo roteiro desta montagem que prima pelo amor a obra e, sobretudo pela pesquisa profunda sobre tudo o que permeia o universo do aviador, da sua literatura, as reflexões filosóficas dos seus escritos, pois para esse fim, SHEILA DRYZUN, a roteirista, se preparou por anos, buscando informações, tendo consultoria com familiares e com pessoas que tiveram contato com Exupéry, adentrando no seu universo particular.

Segundo Dryzun “O público irá se surpreender ao descobrir que o conto é uma autobiografia de Saint-Exupéry, que, por exemplo, foi um aventureiro e aviador. Garanto que o texto está recheado de novidades e coincidências entre obra e autor”.

                                                                            Crédito: Victor Miranda

Outro destaque que merece mérito é a grandiosidade na qual foi concebido o figurino, totalmente artesanal, feito com muita riqueza de detalhes, não devendo nada para a moda parisiense, com criatividade brasileira.


Crédito: Victor Miranda

O elenco apresenta diversidade. Para o papel do Aviador coube a THIAGO MACHADO e a Rosa é interpretado brilhantemente pela atriz e bailarina BRUNA GUERIN, que esbanja desenvoltura talento e beleza, além da experiência dos grandes musicais que já estrelou. LUCIANA RAMANZINI interpreta a Raposa e NATASHA JASCALEVICH dá vida ao personagem Serpente. Para o papel principal, têm-se três atores e uma atriz mirim, DAVI MARTINS, LEONARDO FREIRE, LEVI ASAF e ANNA BEATRIZ SIMÕES, cada artista um com características diferentes, muito seguro, com talento, sendo uma promessa para os palcos. Outros atores e atrizes atuam como Ensemble / Cover / Swing e interpretam os demais personagens da montagem. ABNER DEPRET, BIA BARROS, BRUNA PAZINATO, SOFIA SAVIETTO, DIEGO LEMOS, FERNANDO RUBRO, GRACIELY JUNQUEIRA, LARISSA NOEL, MARCELO FERRARI, NICK VILA MAIOR, RAFAEL ARAGÃO, SARA MILCA, THÓR JUNIOR, BRUNO ALBUQUERQUE, MURILO OHL e YASMIN CALBO.

FERNANDA CHAMMA, a diretora,  com experiência para dar e vender, soube muito bem conduzir a montagem deixando totalmente ESPETACULAR.


Crédito: Victor Miranda

As personagens O Pequeno Príncipe, O Piloto, A Rosa, A Raposa, A Serpente, O Rei, dentre outros, são cativantes e prendem o espectador mais experiente, promovendo empatia e transportando para a infância inconsciente: descobertas, ansiedade, esperança, inocência, a curiosidade, as descobertas, isso faz com que seja apreciado por todos.

Vale a pena levar a criançada para prestigiar esse clássico e vivenciar as aventuras do Pequeno Príncipe. 

 

FICHA TÉCNICA

Direção Musical: Thiago Gimenes

Direção associada: Daniela Cury

Coreografia: Katia Barros

Assistente de Coreografia – Thiago Garça

Supervisão de roteiro: Mariana Elisabetsky

Músicas: Sheila Dryzun, Maria Zélia Marão, Marcus Vinicius Silva e Thiago Gimenes

Realização: Luk Produções

SERVIÇO - Teatro VillaLobos (Av. Drª Ruth Cardoso, 4777 - Jardim Universidade Pinheiros - CEP: 05477-000 São Paulo/SP) - Duração: 1º ato 50 minutos | 2º ato 40 minutos | intervalo de 15 minutos - Classificação etária: Livre - Capacidade: 720 lugares – Possui ar-condicionado e tem acessibilidade. De 30/9 a 18/12/2022. Sextas 21h; sábados 16h e 20h; domingos 15h e 18h. Ingressos: Sexta 21h. Plateia Premium R$ 220,00 (inteira) R$ 110,00 (meia entrada) Plateia R$ 190,00 (inteira) R$ 95,00 (meia entrada) Balcão R$ 50,00 (inteira) R$ 25,00 (meia entrada) 

 Sábado 16h e 20h | Domingo 15h e 18h. Plateia Premium R$ 260,00 (inteira) R$ 130,00 (meia entrada) Plateia R$ 200,00 (inteira) R$ 100,00 (meia entrada) 

Balcão R$ 50,00 (inteira) R$ 25,00 (meia entrada) 

Obs.: Confira a legislação vigente para meia-entrada. Ingressos PCD e acompanhantes, vendas somente na bilheteria do teatro. Crianças com até 2 anos incompletos não pagam.

Para mais informações: instagram.com/musicalopequenoprincipe/

segunda-feira, 26 de setembro de 2022

O FILHO DA MÃE

 ARTE DO ENTRETENIMENTO

Pedro Cosmos

O FILHO DA MÃE

O Texto escrito pela brilhante REGIANA ANTONINI veio com tudo para animar os amantes da comédia, principalmente para aqueles que buscam o riso certo, os estereótipos só tem a acrescentar ainda mais as desenfreadas gargalhadas, fazendo  necessário prestigiar esse espetáculo que agrada potencialmente o seu público.

Os atores EDUARDO MARTINI e GUILHERME CHELUCCI interpretam mãe e filho respectivamente, de maneira esplendorosa, ressaltando o cotidiano da relação entre ambos, numa linguagem direta e sem apelação, sendo a comédia uma grande pedida para ser vista em família, pois muitos espectadores se identificam e a empatia ganha empoderamento, fazendo com que um olhe para outro e nem precisa falar que todas as mães são iguais, só mudam de endereço, justamente por se mostrar perceptível diante dos olhares e das reações diversas.

                                                                   Imagem Divulgação

O premiado ator EDUARDO MARTINI, responsável também pela direção irretocável, vive Valentina, publicitária bem sucedida, divorciada, segura e elegante, mas com certo recalque em relação ao marido que a trocou por uma mais nova, gerando com isso alguns conflitos internos que por si são transformados em comicidade, sobressaindo a verdadeira função da comédia.

 Sua composição é algo fora do sério em todas as especificidades, chegando a causar dúvidas com tanta perfeição e criatividade e isso faz o diferencial na entrega do artista, que causa muitos risos e comove com o excesso de zelo, de cuidado, da possessividade em relação as escolhas do filho e também das dúvidas em relação a ele que se instala.

                                                                      Imagem Divulgação

CHELUCCI, no papel do filho Fernando, um recém-formado roteirista, que está indo para Nova York estudar cinema contra a vontade da mãe, joga muito bem, com muita cumplicidade e segurança sobressaindo um bom “time” para a comédia, promovendo cenas hilárias.

Em fim, vale a pena conhecer o teatro da união Cultural, que está lindo, sendo muito bem cuidado e muito acolhedor, prestigiar esses artistas e todos os trabalhos do Martini, que incansavelmente tem corroborado para que o teatro esteja sempre vivo e que com muita arte nas veias promovendo o melhor da comédia.

TEATRO DA UNIÃO CULTURAL – Rua Mário Amaral, 209, Paraíso - (11) 2148-2924 - Sextas, às 21h. Ingresso: R$ 80,00. Temporada: De 06/05/2022 até 07/10/2022 - Classificação: 12 anos - Gênero: Comédia. Duração: 01h15min. Classificação: 12 anos.

terça-feira, 20 de setembro de 2022

O DEUS DE SPINOZA

 ARTE DO ENTRETENIMENTO

Pedro Cosmos

O DEUS DE SPINOZA

BRUNO PERILLO, MATEUS CARRIERI, DAVID KULLOCK, LUIZ AMORIM E ROBERTO BORENSTEIN, em um espetáculo no qual mostra que a filosofia tem importância fundamental para o conhecimento humano e que promove reflexões, dúvidas, pontos de vista diferenciados, cabendo a nós pegar o trem da história e sairmos andando ou viver mergulhado nas intempéries da dúvida versus certeza. 

Crédito: spescoladeteatro.org.br

Em O DEUS DE SPINOZA, texto de REGIS DE OLIVEIRA, mostra a vida e a essência do pensamento do filósofo holandês que foi condenado em 1656 por questionar a doutrina religiosa judaica e contestar seus ensinamentos.

Com adaptação e direção de LUIZ AMORIM, que imprimiu em seu olhar a contemporaneidade aproximando o espectador a vivenciar e ter empatia com a filosofia, sem estereótipos, embora sem escapar do didatismo que se faz necessário ao texto literário, deixou o espetáculo estritamente teatral e agradando ao público presente.

Em fim, com a montagem temos um aprendizado sem pieguices nas questões religiosas abrindo várias possibilidades de entendermos o sentido e os “Porquês” de tantas coisas, tendo como mediador BARUCH DE SPINOZA, um dos maiores filósofos do século XVII.

                                            

                                                                 Crédito: spescoladeteatro.org.br

Como entender o Cosmos e tudo que permeia ao seu redor? Deus é a substância única e nenhuma outra realidade existe fora de Deus, tudo é absolutamente determinado, gerando bons diálogos, ações dramáticas, contextualizada com as questões intrínsecas da personagem a qual sobressai várias interpretações

“Baruch de Spinoza é chamado pelo rabinos a arrepender-se, mas não abre mão de seu pensamento. Assim passa pelo Herem, a condenação judaica, e vai viver no exílio da sua comunidade. Tem o apoio de seu amigo Jan Rieuwertsz, com quem pode desabafar e contar seus planos futuros. Um convite à reflexão e à liberdade de pensamento, que mostra como a filosofia de Spinoza está conectada com o mundo atual.”

                                                              Crédito: spescoladeteatro.org.br

A trilha executada ao vivo por uma banda,com direção musical de Marcus Veríssimo, tendo o próprio como musicista, somando ao Gabriel Ferrara e Margot Lohn, promove muita beleza sobressaindo muita poesia, deixando o espetáculo com mais leveza.

O elenco muito experiente dispensa comentários particulares, visto que apresenta excelentes interpretações sobressaindo a entrega perfeita de BRUNO PERILLO em uma composição e caracterização plausível, na personagem título.

Vale a pena conferir, ter um olhar sobre a explicação das coisas, se encher de dúvidas e tirar suas próprias conclusões.


FICHA TÉCNICA 

Desenho de luz: César Pivetti 
Figurinos: João Pimenta  
Cenografia e Adereços: Evas Carretero 
Fotografia e Filmagem: VFilmes
Ilustração: Hidreley Diao 
Produção executiva: MV Produções
Assessoria de imprensa: Pombo Correio
Realização: Regis de Oliveira 
Técnico e operador de luz: Rodrigo Pivetti

 

SERVIÇO - TEATRO ITÁLIA BANDEIRANTES – Av. Ipiranga, 344 - República, São Paulo – Quartas e Quintas, às 20h. Telefone: 3231-2894 – De 10 de agosto Até 29 de Setembro. Valores: Inteira - R$80,00 (Bilheteria), R$60,00 (Sampa Ingressos). - HORÁRIOS DA BILHETERIA: Quarta a sábado das 16h às 20h. Domingo, das 16h às 19h. Duração: 90 minutos – 290 lugares - Classificação: 12 anos.  

 

A DAMA DAS CAMÉLIAS

ARTE DO ENTRETENIMENTO

Pedro Cosmos

A DAMA DAS CAMÉLIAS

A obra romântica de ALEXANDRE DUMAS FILHO, escrita em 1848 é muito forte, dramática e impactante. Apresenta a paixão desenfreada de Armand Durval pela linda cortesã Marguerite Gautier, enfrentando contrariedades da sociedade francesa e diante das intempéries sofridas a personagem, tem-se o amor sobressaindo em primeiro plano.

Todos os aplausos para o premiado e corajoso multiartista ROBERTO CORDOVANI que sem ser subvencionado por editais, poder público e patrocinadores, reinaugura o emblemático TEATRO PAIOL com uma adaptação de um dos mais belos clássicos da dramaturgia mundial, dividindo o seu protagonismo com o ator BRENO DA MATTA no espetáculo A DAMA DAS CAMÉLIAS.

                                                                                    Foto: Divulgação

A montagem se encontra em boas mãos, os atores com muita sintonia e obviamente  com muita cumplicidade jogando muito bem, ressaltando as angústias com intensa propriedade e com a interpretação magistral de CORDOVANi, que com mais de 45 espetáculos em sua carreira vivendo e vivenciando o teatro, mostra-se um artista completo, não precisando provar nada para ninguém. Sua composição está irretocável, Interpretando Marguerite, personagem densa, difícil, com seus dilemas, muitos conflitos intrínsecos, primando por uma dramaticidade plausível, tendo a sintonia necessária em seu parceiro de cena, o talentoso BRENO DA MATTA, que já tem mostrado o seu trabalho em companhias como CIA OS SATYROS e CIA DO PÁSSARO, muito acrescenta ao fazer teatral, promovendo cenas poéticas e emocionantes.

                                                                                      Foto: Divulgação

“A Dama das Camélias é a história da cortesã francesa Marguerite Gautier, que em meados do século XIX, encanta Paris com sua beleza”.  Suas artimanhas no amor e no sexo, sua vida luxuosa e perdulária, mantida por ricos progenitores da emergente burguesia urbana. O mito central de A Dama das Camélias “não é o amor, é o reconhecimento: Marguerite Gautier ama para ser reconhecida e, a esse título a paixão provém inteiramente de outrem”.

                                                                                     Foto: Divulgação

Vale a pena prestigiar e torcer para que esse teatro que foi palco de grandes montagens e artistas excepcionais continue sendo provedor de muita efervescência teatral.

FICHA TÉCNICA

Adaptação, Iluminação e Direção-Geral: Roberto Cordovani

Música Original: Luís Felipe Gama

Direção Musical: Ana Luíza

Mixagem: Marcelo Cecchi

Diretor Técnico e Operação de Som e Luz: Victor Rodrigues

Visagismo: Anderson Bueno

Figurinos: Chanel, Dior, André Correia e Carme Pichel

Restauração de Figurinos: Suely Portela, Arlete Castro e Paula Peduto 

SERVIÇO - TEATRO PAIOL CULTURAL - Rua Amaral Gurgel, 164 Vila Buarque - de 16 de Setembro até 01 de Outubro. Sextas e Sábados às 21 h Duração: 75 minutos Classificação: 14 Anos - Capacidade 203 lugares - Site: https://www.teatropaiolcultural.com Telefone: (11) 2364-5671 Ingressos: R$70,00 inteira, R$35,00 meia entrada. Preços especiais para grupos Contatos: (11) 96542-3085 e (11) 97768-8263 Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente pelo Sympla Reservas pelos WhatsApp (11) 97768-8263 e (11) 2364-5671.


quarta-feira, 14 de setembro de 2022

VERÃO

 VERÃO

Com pouco mais de duas décadas O GRUPO GATTU sediado no Bairro Santana segue firme no cenário teatral fazendo a sua história e promovendo história no teatro, mantendo a chama acesa no TEATRO DO SOL, com espetáculos que muito tem contribuído com transformação social e formação de plateia, justamente em um Bairro que se faz necessária a difusão da cultura teatral.

O Grupo teve como reconhecimento ao seu trabalho o Prêmio Arcanjo de Cultura em 2021, Prêmio Shell de Teatro, Prêmio Aplauso Brasil, Prêmio Femsa Coca Cola, Prêmio Melhores do Ano do Portal R7, Prêmio Zescar Melhor Acolhimento, entre muitos outros.


                                                                                     Imagem: Bob Sousa

VERÃO, com autoria e direção de ELOISA VITZ, é o seu espetáculo mais recente em cartaz, que após concluir a tetralogia filosófica com as peças “AMOR”, “FORTUNA”, “GRAÇA” e “GLÓRIA”, a criadora inicia uma nova tetralogia com seu novo espetáculo.

VERÃO é uma comédia ambientada em hotel de luxo, no qual a disputa por esse hotel é o foco das atenções, carregado de tramoia, trazendo muita curiosidade, passando a viver situações inusitadas após a chegada de uma misteriosa convidada. Suspense, embate pelo poder, jogos de sedução, ciúmes, dosagens de humor e entre um drink e outro, subitamente as personagens vão se mostrando, as dúvidas virando certeza e evidentemente o sobrevive quem poder vai vencendo a situação, ganhando cumplicidade, e entre as negociações e a fortuna a ser regatada vai surgindo situações hilárias.

Imagem: Bob Sousa

Compõe o elenco a própria ELOISA VITZ, MIRIAM JARDIM, que tem parceria como assistente de direção, DANIEL GONZALES, MARIANA FIDELIS, LÍLIAN PERES e ISAQUE PATRÍCIO, que para o deleite dos espectadores, jogam muito bem, brilham em cena com muita cumplicidade e profissionalismo, levando a sério a arte de interpretar imprimindo qualidade excepcional.

Como representatividade do teatro brasileiro, o grupo foi selecionado pela CREATIVE – Invest SP para participar do Festival Internacional de Edimburgo, que aconteceu em Agosto, escolha muito meritória, pois a Fundadora do Grupo Gattu, a diretora, dramaturga e atriz ELOISA VITZ, faz juz ao convite e certamente contou com mais conhecimento para abrilhantar ainda mais a nossa dramaturgia. 

Elenco da Peça Verão - Foto de Rafael Marques

Em fim, o grupo apresenta um trabalho muito digno e honesto precisando ser enxergado pelo poder público. Aliás, só agora veio a ser contemplado com o FOMENTO PARA O TEATRO DA CIDADE DE SÃO PAULO. Aonde andava esse pessoal da comissão que durante 28 edições que o grupo se inscreveu não foi enxergado? Certamente não foram ao teatro ou só agora acordaram que o fomento não é apenas uma ação entre amigos?

SERVIÇO – TEATRO DO SOL - Rua Damiana da Cunha, 413 - Santana - de 23 de julho a 11 de setembro de 2022. Quartas e quintas às 20h, sextas e sábados às 21h e domingos às 19h. Recomendação: 12 anos. Duração: 50 minutos. Capacidade: 60 lugares. Temporada: GRATUITA. Bilheteria abre uma hora antes do espetáculo. Informações e reservas de ingressos: 11. 3791.2023 Whats app 11. 956792526.

(Obs. As apresentações foram até 17/08/22 havendo pausa para expedição em Edimburgo teve retomada da temporada a partir de 31/08/22)

segunda-feira, 5 de setembro de 2022

SÃO PAULO

 SÃO PAULO

Espetáculo com direção da excelente ISABEL TEIXEIRA tem a grande atriz REGINA BRAGA, que também assina o roteiro em parceria com ISABEL TEIXEIRA, ALINE MEYER, VITOR CASAGRANDE, ALFREDO CASTRO, GUILHERME GIRARDI e MÔNICA SUCUPIRA, presenteando o espectador, no qual apresenta curiosidades sobre sua vida em São Paulo e evidentemente sobre acontecimentos históricos e culturais relevantes dessa cidade plural e cosmopolita.

                                                                   Foto: Divulgação          

Por meio de uma linha do tempo, o espetáculo faz uma retrospectiva mágica, uma maneira muita acertada de nos situar na história, na origem, na política da cidade contextualizada com belas músicas envolventes, e nesse ínterim, deixa todos com gosto de quero mais.



                                                                                 Foto: Divulgação


Em fim a atriz revela o seu amor pela cidade envolvendo cantos e encantos e toda a Contrapartida Social que a Cidade promoveu em sua vida, envolta dos seus objetivos pela arte, seu enfrentamento, seus desejos, permeado por um universo poético contagiante.

“Espetáculo teatral que passeia pelos encantos, mistérios e fatos curiosos da cidade de São Paulo, sua formação, suas transformações, sua gente, suas contradições, sua força. A cidade de São Paulo como personagem principal que ganha vida em textos e músicas garimpados ao longo de uma extensa pesquisa, apresentados de forma divertida, leve e surpreendente. São Paulo ocupa o papel de personagem principal do espetáculo, que reúne histórias deliciosas como o relato do Padre José de Anchieta sobre subir a serra do mar (a pé!), a visão poética de Itamar Assumpção sobre o Rio Tietê, a reflexão de Drauzio Varella sobre os passarinhos (bem-tevis, tico-ticos, sanhaços e sabiás) que, teimosos, ainda insistem em morar na cidade”.

Acompanhada pelos brilhantes músicos VITOR CASAGRANDE, GUSTAVO DE MEDEIROS, ALFREDO CASTRO e XEINA BARROS, cada artista de uma cidade diferente, acolhido na Grande Metrópole em busca de melhores condições, a montagem poética ressalta grandiosamente a beleza da cidade, o seu crescimento desenfreado, a  diversidade e pluralidade que agrega a todos sem distinção.

 

Ficha Técnica

Assistente de direção: Aline Meyer

Colaboração artística: Monique Gardenberg

Iluminação: Beto Bruel

Cenografia e Figurino: Simone Mina

Assistente de Cenografia: Vinicius Cardoso

Gravuras: ateliê Fora de Esquadro – Isabel Teixeira (a partir de arquivos antigos, acervo pessoal e fotos de German Lorca)

Projeto Gráfico: Alexandre Caetano e Júlia Gonçalves (Oré Design Studio)

Fotos: Roberto Setton

Vídeo: Gislaine Miyono e Michel Souza

Operação de luz: Ton Ribeiro

Operação de som: Alexandre Martins

Gerente Técnico: Reynold Itiki

Comunicação: Dayan Machado

Assessoria de Imprensa: Fernando Sant’ Ana

Assessoria Jurídica: Carolina Simão

Produção Executiva: Rick Nagash

Direção de Produção: Anayan Moretto

Realização: Ágora Produções Teatrais e Artísticas

 

TEATRO ITÁLIA BANDEIRANTES – Av. Ipiranga, 344 - República, São Paulo – Sextas e Sábados, às 20h. Domingos, às 18h. Telefone: 3231-2894 - Até 25 de Setembro. Valores: Inteira - R$90,00 (Bilheteria), R$60,00 (Sampa Ingressos). - HORÁRIOS DA BILHETERIA: Quarta a sábado das 16h às 20h. Domingo, das 16h às 19h. Duração: 90 minutos - Classificação: 12 anos

O ANDARILHO

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