terça-feira, 25 de junho de 2024

O VENENO DO TEATRO

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O VENENO DO TEATRO

 

Um presente para o palco paulista a brilhante montagem, somando a interpretação arrebatadora do atores OSMAR PRADO, que está retornando aos palcos depois de 10 anos e do incansável e talentoso MAURÍCIO MACHADO, artista premiado que muito tem contribuído com a efervescência teatral paulista como ator, produtor, apresentando montagens notórias.


Imagem: Priscila Prade

Osmar Prado e Maurício Machado: duelo magnífico digno de aplausos

 

O espetáculo é dirigido brilhantemente pelo experiente EDUARDO FIGUEIREDO, com currículo invejável na direção e inquestionável embasamento na arte da cena teatral, conduz os atores com maestria e inteligência, bom ritmo, excelentes desenhos de cena, enfim, funcionalidade plausível, se fazendo necessário ser visto por todos os amantes do teatro, inclusive pelos atores, tanto pela empatia, quanto pela dialética e reflexão que o texto imprime, pondo em xeque a função do ator, o que ele acredita na linha do personagem e a exigência por uma interpretação, aceitação do olhar do diretor, e em se tratando de um diretor psicopata, a curiosidade é ainda mais aguçada.

 

“Um ator é convidado pelo excêntrico Marquês para interpretar uma peça teatral de sua autoria (inspirada na morte de Sócrates). Um encontro entre o Marquês (OSMAR PRADO), um nobre aristocrata egocêntrico que, de forma surpreendente, passa a controlar através de um jogo psicológico o outro personagem o ator, Gabriel de Beaumont (MAURÍCIO MACHADO). Depois de muitas surpresas no decorrer do espetáculo, o Marquês revela-se um psicopata capaz de qualquer coisa para atingir seu objetivo”.

Imagem: Priscila Prade

 

O texto do espanhol RODOLF SIRERA, já foi encenado em mais de 62 países em todo o mundo, o que traduz parte de seu sucesso, vitalidade e contemporaneidade. É uma dramaturgia eficiente de rara beleza, pois promove um jogo cênico da mais alta qualidade, ou seja, um texto para dois atores com carpintaria perfeita e cenas conflitantes que se sustentam brilhantemente do início ao fim, dizendo ao que veio. Raramente os dramaturgos acertam em uma narrativa para dois atores prendendo a atenção do espectador potencialmente sem apelar para o recurso do telefone ou para situações envolvendo personagens ocultos, que desvirtuam o texto causando entropia.


Imagem: Priscila Prade

 

OSMAR PRADO dispensa comentários sobre sua excepcional interpretação e não tem necessidade de provar nada para ninguém, está muito a vontade se sentindo em casa em cena com bom desenvolvimento corporal e vocal e tem um carisma encantador.

 

MACHADO, também vive o seu melhor momento como ator, pois contempla totalmente o espetáculo com sua composição perfeita e entrega visceral e no duelo com seu parceiro de cena, cresce de maneira surpreendente comprimindo no ringue entre o opressor e o oprimido o surgimento de um teatro da mais excêntrica qualidade.

 

“Em um momento com tantas adversidades, onde o homem apresenta sérios sinais de retrocesso e barbárie, a obra de Rodolf Sirera nos apresenta uma importante reflexão sobre civilidade, poder e até onde pode ir a crueldade do ser humano”, afirma o diretor Eduardo Figueiredo.

 

A trilha sonora é executada ao vivo pelo violoncelista MATIAS ROQUE FIDELES e tem direção musical de GUGA STROETER.

 

 

Vale a pena prestigiar o espetáculo por tudo o que ele representa na contemporaneidade e pela grandiosidade de seus intérpretes e equipe de criativos.

 

FICHA TÉCNICA

 

Texto: Rodolf Sirera

Tradução: Hugo Coelho

Direção: Eduardo Figueiredo

Elenco: Osmar Prado e Maurício Machado

Músico: Matias Roque Fideles

Direção Musical e Trilha: Guga Stroeter

Assistente de Direção Musical e Trilha: Pedro Pedrosa

Cenário e figurinos: Kleber Montanheiro

Desenho de Luz: Paulo Denizot

Fotografias divulgação: Priscila Prade

Programação Visual: Raquel Alvarenga

Assistente de Direção: Gabriel Albuquerque

Camareira: Charlene Luisa Soares

Técnico de Som: Henrique Berrocal
Contrarregra: Rodrigo Ribeiro

Técnico de luz: Lucas Barros de Andrade

Cenotécnico: Evandro Carretero

Produção Executiva: Paulo Travassos

Assistente de Produção: Renan Correia

Assessoria de imprensa: Flavia Fusco Comunicação

Financeiro: Thaiss Vasconcellos

Leis de Incentivo: Renata Vieira

Idealização e produção: manhas & manias projetos culturais

 

SERVIÇO - TEATRO J. SAFRA - Rua Josef Kryss, 318 - Barra Funda - São Paulo – SP  - Telefone: (11) 3611 3042 e 3611 2561-  De 13/06 a 07/07. Quintas a sábados 21h / Domingos 18h Classificação: 14 anos. Duração: 70 minutos.

Ingressos:

QUINTA E SEXTA

Plateia Premium: R$ 120,00 (inteira) / R$ 60,00 (meia)

Plateia VIP: R$ 110,00 (inteira) / R$ 55,00 (meia)

Mezanino: R$ 80,00 (inteira) / R$ 40,00 (meia)

Mezzanino. Visão Parcial: R$ 60,00 (inteira) / R$ 30,00 (meia)

SÁBADO - Plateia Premium: R$ 140,00 (inteira) / R$ 70,00 (meia)

Plateia VIP: R$ 120,00 (inteira) / R$ 60,00 (meia)

Mezanino: R$ 90,00 (inteira) / R$ 45,00 (meia)

Mezzanino: Visão Parcial: R$ 70,00 (inteira) / R$ 35,00 (meia)

DOMINGO - Plateia Premium: R$ 130,00 (inteira) / R$ 65,00 (meia)

Plateia VIP: R$ 110,00 (inteira) / R$ 55,00 (meia)

Mezanino: R$ 85,00 (inteira) / R$ 42,50 (meia)

Mezzanino: Visão Parcial: R$ 65,00 (inteira) / R$ 32,50 (meia)

Canais de venda: bilheteria ou teatrojsafra.com.br

Estacionamento: Vallet no local

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domingo, 23 de junho de 2024

O AUTO DA COMPADECIDA – UNIVERSO SUASSUNA

 

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O AUTO DA COMPADECIDA – UNIVERSO SUASSUNA

Assim como em “UMA MULHER VESTIDA DE SOL, A PEDRA DO REINO, O SANTO E A PORCA, QUADERNA, dentre outros clássicos popularmente conhecidos do autor ARIANO SUASSUNA(1927-2014),  não poderia deixar de escapar o poder, a hipocrisia, a falta de caráter e na mais conhecida e popular O AUTO DA COMPADECIDA esses ingredientes se fazem presentes, gerando comicidade a qual contempla o público ávido por uma boa comédia.

Imagem: Arte do Entretenimento

Com dramaturgia inspirada na literatura de cordel, sobretudo no folheto O CACHORRO QUE DEFECAVA DINHEIRO, do cordelista Leandro Gomes de Barros, Suassuna cria um texto cômico e poético narrando as aventuras de João Grilo e seu fiel escudeiro Chicó, dois personagens da cultura popular, que na sua extrema pobreza, vivem de pregar golpes e assim garantir a sua sobrevivência, gera muita empatia entre todos os públicos. Nas trapaças e cumplicidade entre os dois personagens, não poupam ninguém e com seu jeito peculiar convence até o mais temido dos homens, ou seja, o cangaceiro Severino de Aracaju a cair na sua armadilha. Há um julgamento em sua defesa, entrando em conflito o profano e o sagrado e diante de todas as artimanhas dos “Malazartes”, é perceptível a torcida para que esses sejam inocentados.

Imagem: Arte do Entretenimento


Contextualizando com Macunaíma de Mário de Andrade, o herói sem caráter, este tem o apreço do público, além de serem inocentados pelas suas artimanhas, pois eles fazem tudo em prol de sua sobrevivência e fazem questão de mostrar que para esperto só esperto e meio e nesse ínterim acaba tendo êxito em suas trapaças.

Imagem: Arte do Entretenimento


No entanto, a montagem dirigida por RUBER GONÇALVES, em cartaz no TEATRO SANTO AGOSTINHO, tem seu brilho, agrada o público potencialmente, casa lotada, muitas risadas e um grande elenco, sem revezamento nas personagens, remetendo a um trabalho de grupo, sem egos e vaidades, com figurino totalmente adequado, a trilha sonora executada pelo grupo e o tom da comédia esperado é notório.

O diretor imprimiu bom ritmo, acrescentou um prólogo elucidando a trajetória de Suassuna ambientando o público na cultura popular, sobretudo na literatura de cordel. Fez muitos cortes no texto, mas não perdeu a qualidade e a essência deixando o texto direto mais fluente. A narrativa embora conhecida do público não comprometeu a obra e a comédia surge eficazmente se mostrando por inteira perante os espectadores.

No elenco: NANDO BARBOSA, LUCAS RONCONI, ALEXANDRE FREITAS, ARMANDO POLONIATO, CRIS MAZZUCA, GLAUBER DIAS, KLEVER RAVANELLI, LISIETTE NAVARRO, MÁRIO CÂNDIDO, RAFAEL SOPRAN, RENATO ARANTES E RITA LOPES, se mostraram que compreenderam bem o espírito da comédia e o universo do dramaturgo sobressaindo corretas interpretações, alguns já conhecidos dos palcos, no entanto, sem necessidade de imprimir comentários particulares justamente por manterem a chama acesa com as devidas interpretações.

Imagem: Arte do Entretenimento

Elenco e diretor falando sobre o seu processo de montagem

SERVIÇO: TEATRO SANTO AGOSTINHO - Rua Apeninos, 118 (Próx. estação Vergueiro do Metrô) – Liberdade - censura: 14 anos. Valores R$ 70,00 (Inteira) Antecipado – R$ 31,90 + Taxa

Horário da Bilheteria

de quarta a domingo, das 15h às 20h. Em dias de apresentação, até o horário do último espetáculo.

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domingo, 9 de junho de 2024

RITA LEE - UMA AUTOBIOGRAFIA MUSICAL

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RITA LEE - UMA AUTOBIOGRAFIA MUSICAL

A atriz premiada MEL LISBOA, nem precisa ressaltar que estrela de primeira grandeza, pois sua presença ininterrupta nos palcos em personagens diversificadas há décadas imprimindo qualidade inquestionável é a prova disso.

Vivendo um dos seus grandes momentos da carreira e muito bem familiarizada com o universo da icônica cantora RITA LEE, (1947- 2023), por estrelar o espetáculo RITA LEE MORA AO LADO, em 2014, agora ela encara de vez intensamente a rainha do rock, adentrando na sua autobiografia lançada em 2016 e um dos maiores sucessos editoriais do Brasil. 

 Imagem: Priscila Prade

Uma preparação impecável e uma composição perfeita nos faz acreditar que Rita Lee ainda vive. Pois Mel apresenta uma feliz interpretação, caracterização, muita a vontade na liberdade de expressão, no diálogo com a plateia e empatia plausível, ressaltando seu ponto forte que é o carisma e para não ser redundante, a artista se encontra em seu melhor papel. 

Para completar a autobiografia, tem o elenco afinado com ela, deixando o musical contemplado com graça, leveza, comicidade, vivendo personagens que marcaram a sua vida:  BRUNO FRAGA (Roberto de Carvalho, Ronnie Von), ANTONIO VANFILL (Charles Jones - pai, Arnaldo Baptista), CAROL PORTES (Vivi - irmã, Bárbara, Dona Solange), DÉBORA REIS (Chesa, Hebe Camargo, Detenta “Orra Meu”), FABIANO AUGUSTO (Ney Matogrosso, Baratão, Chefe de Polícia), FLÁVIA STRONGOLLI (Mary - irmã, Lucinha Turnbull, Elis Regina), GUSTAVO REZÊ (Sérgio Dias, Raul Seixas, Carcereiro), ROQUILDES JUNIOR (Gilberto Gil) e YAEL PECAROVICH (Ellen - Teenage Singers, Gal Costa, Dona Nair, Mendonça - detenta). 

Imagem: Arte do Entretenimento 

Na direção uma parceria de sucesso, os experientes e talentosos: MÁRCIO MACENA e DÉBORA DUBOIS, em uma condução irretocável, com um olhar muito acertado para o roteiro e a pesquisa de GUILHERME SAMORA. 

A direção musical de MARCO FRANÇA e MARCIO GUIMARÃES merecem destaque especial.

Imagem: Arte do Entretenimento

SERVIÇO – TEATRO PORTO SEGUROAlameda Barão de Piracicaba, 740 - Campos Elíseos, São Paulo - SP, 01216-012 Telefone(11) 3366-8700 - Sextas 20h | Sábados 16h e 20h | Domingos 17h Até 07/07/2024 E A partir de 12/07/2024 Sextas e Sábados 20h | Domingos 17h. Gênero: Musical - Duração: 120 minutos (sem intervalo) Classificação: 12 anos.  Ingressos SEXTAS - PLATEIA: R$100,00 (inteira). BALCÃO E FRISAS: R$80,00 (inteira), VALOR ESPECIAL: R$40,00 (inteira)* SÁBADOS E DOMINGOS - PLATEIA: R$120,00 (inteira). BALCÃO E FRISAS: R$100,00 (inteira) - VALOR ESPECIAL: R$40,00 (inteira)*

 *O ingresso VALOR ESPECIAL é válido para todos os clientes e segue o plano de democratização da Lei Rouanet, havendo uma cota deste valor promocional por sessão. O comprovante de meia entrada deverá ser apresentado na entrada do espetáculo.

 ACESSIBILIDADE

Os ingressos dos assentos reservados para acessibilidade (PCD, PMR e PO) poderão ser adquiridos através de reserva pela bilheteria 11 3366-8700 (funcionamento somente nos dias de peça 2h antes da apresentação) ou pelo e-mail contato@teatroportoseguro.com.br. Pessoas com necessidade de tradução em LIBRAS, por favor, entrar em contato, pelos mesmos canais, para agendamento.

 Cliente cartão de crédito porto mais um acompanhante tem 50% de desconto

Cliente porto mais um acompanhante tem 30% de desconto.

Clientes Cartão de Crédito Porto Seguro Bank.

A validação do desconto será na entrada da atração na apresentação do cartão de crédito do titular.

Não será permitida a entrada na sala após o início do espetáculo, não havendo a devolução de valores e troca de ingressos para outra data. 

FICHA TÉCNICA

Diretora Assistente: Glaucia da Fonseca

Direção musical e arranjos: Marco França e Márcio Guimarães
Arranjo música “Coisas da Vida”: André Aquino

Músicos: Felipe Mota, Jackie Cunha, Márcio Guimarães, Ricardo Berti, Rovilson Pascoal

Cenário: Débora Dubois, Márcio Macena e Marisa Figueiredo
Desenho de luz: Wagner Pinto

Figurinos: Carol Lobato

Desenho de som: Bruno Pinho

Coreografia: Tainara Cerqueira

Direção de Vídeo: Denis Kageyama

Visagismo: Anderson Bueno

Assistente de direção: Lui Vizotto

Arranjo e preparação vocal e assistência de direção musical: Juliana Ferretti

Assistente de coreografia: Priscila Borges

Assistente de figurinos: Renato Gremião

Associada de desenho de som: Ligia Ferraz

Produção de luz: Carina Tavares

Assistente de luz: Jeff Robert e Gabriel Greghi

Mapa de luz: Gabriela Cezario

Montagem de luz: Julio Greghi, Barbara Rodrigues e Lucas Giovannini

Cenotecnia: Casa Malagueta (Alício Silva, Giorgia Massetani, Igor B. Gomes, Dandhara Shoyama, Renato Gomes, Mariana Maschietto, Mano Shampzss, Juçara Bezerra, Adriano Silva, Julia Leandro

Cenotecnico: Evas Carretero

Equipe cenotécnica: Edison Rodrigues da Silva, Eduardo Gazaffi, Elvis Pereira da Silva, Felipe Masatto, Fernando Lacerda, Jhonatan Camara Bloquensqui, Murilo Inforsato, Pedro Henrique, Sergio Murilo
Confecção de Perucaria: André Goes

Equipe de Maquiagem e Perucaria: Elizabeth Seabra, Guilherme Saibro, Larissa Sena
Costureiras: Jo Felix, Railda Costa, Salete Paiva, Tielison Antônio

Estagiárias de figurino: Alice Paraiso, Ana Luiza Martins, Natanya Soares

Fotografia de estúdio: Priscila Prade

Fotografia de cena: João Caldas Fº

Designer gráfico: Fabricio SindiceVídeo: Halei Rembrandt
Operação de luz: Jeff

Operação de som: Ligia Ferraz

Microfonista: Kika Fernandes

Diretor de palco: Ricardo Santana

Técnicos de palco: Elvis Silva, Gogoh, Lorenzo Saliba

Roadie e assistente de microfone: Vinicius Reis

Camareiras: Débora Santos, Lalá Alves, Sandra Matos

Peruqueira: Karina Sato

Terapeuta corporal: Toque Vital - Terapias Integrativas (Sheila Lima)

Assessoria de imprensa: Pombo Correio

Mídias sociais: Jessica Fioramonte

Tráfego pago: Gabriel Correa

Leis de incentivo: Cristiani Zonzini e Sônia Odila

Prestação de contas: Cenne Gots

Assessoria contábil: Beltrame Assessoria Contábil

Assessoria jurídica: Larissa Galvão

Equipe de estagiários e assistentes de produção: Arthur Diniz, Izadora Vieira, Lorenzo Saliba, Rafaela Lovato

Produção executiva e administração: Fabrício Síndice e Vanessa Campanari

Coordenação de produção: Edinho Rodrigues

Produtores associados: Débora Dubois, Edinho Rodrigues, Márcio Macena

Realização: Brancalyone Produções Artísticas

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quinta-feira, 6 de junho de 2024

A PRINCESA E O SAPO

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A PRINCESA E O SAPO

Depois dos grandes sucessos de público e crítica dos espetáculos “Pedro e o Lobo”, “O Lago dos Cisnes” e “As Aventuras de Pinóquio” a CINETEATRO, especializada em teatro para crianças, enobrece o palco do TEATRO DAS ARTES em São Paulo com a belíssima e correta montagem do conto A PRINCESA E O SAPO, a qual estreou com chave de ouro, casa lotada e plateia em total sintonia com os conflitos que levam o espetáculo a boas ações dramáticas, ressaltando em um teatro de extrema qualidade artística.

Imagem: Divulgação

 

“A história narra a trajetória de uma princesa em um reino muito distante. Ela está desolada, pois deixou sua bola de ouro cair num poço. Enquanto chora, um pequeno sapo aparece, e diante das lágrimas da princesa, ele se oferece para recuperar a bola. Mas em troca o sapo pede para que a princesa lhe prometa moradia, alimento e companhia”.

 

Palavra de rei precisa ser mantida, para a sorte do pobre sapo que diante de muita indignação, solidão, sendo rejeitado por todos tanto pelo seu aspecto físico e sua característica peculiar que causa repulsa em todos, tem a sua reviravolta possibilitando o surgimento do amor entre os diferentes. Não se trata de tirar proveito da situação e nem emitir juízo de valor, mas sim, fazer com que se tenha um olhar acolhedor para o excluído, já que popularmente falando “Quem ama o feio bonito lhe parece”, encontrando na convivência um galanteio que extrapola preconceito, abomina exclusão e ojeriza, principalmente em se tratando de superioridade. 

Imagem: Arte do Entretenimento

O talentoso autor DANIEL PORTO, inspirado nos contistas, criou um belo texto voltado para a contemporaneidade, com a contação de estórias se fazendo presente, tendo como suporte o diálogo com a plateia sendo integrante dos desfechos das ações dramáticas.

Sua parceria com o ator, produtor e diretor ALEXANDRE LINO, merece destaque especial, pois realizaram uma direção muito acertada, a estética da arte de contar histórias dá-se de maneira estritamente satisfatória e nesse ínterim, tem-se o conto muito bem contado, com a devida leveza, sendo notória a compreensão de ambos sobre a importância do teatro para crianças ao engrandecerem com o seu olhar essa arte tão fundamental.

No elenco, os atores experientes: LEO CAMPOS, LUNA KRUSCHEWSKYH, JONATHAN FARIA, WILLIAM ALVES e BRAIAN OLIVEIRA, deram vida com maestria as personagens da aventura interativa, convencendo com sua interpretação, sobressaindo o carisma e a empatia do contador de histórias que dialogou com a plateia com intimidade plausível.  

Os sábios alemães, JACOB E WILHELM, popularmente conhecidos como OS IRMÃOS GRIMM criadores de tantos contos que favorecem a imaginação dos pequeninos e corroboraram com muito aprendizado dos grandalhões de plantão, não revidaram em criar uma linda História de amor, pensando na aproximação dos diferentes, promovendo muitas reflexões.

Imagem: Arte do Entretenimento

Vale a pena conferir o trabalho magnifico de todos, da equipe de criativos e da dupla de idealizadores que vem trabalhando incansavelmente com sua perseverança plausível e que essa chama favoreça potencialmente os primeiros espectadores. 

FICHA TÉCNICA:

Texto: Daniel Porto

Direção: Alexandre Lino e Daniel Porto

Cenografia e figurinos: Karlla de Luca

Iluminação:  Guego Lima

Direção Musical: Daniel Porto

Produção local e Ass. Imprensa: Fábio Câmara

Fotografia de Cena: Rafael Marques

Direção de Produção:  Alexandre Lino

Programação visual: Daniel Porto

Técnico de luz: Juka Felipe

Técnico de Som: Jucimar

Direção de Palco: Martins da Silva

Idealização e realização: CINETEATRO PRODUÇÕES e MADE IN ALCÂNTARA


                                                             Imagem: Arte do Entretenimento

SERVIÇO: TEATRO DAS ARTES - Av. Rebouças, 3970 – Pinheiros - Shopping Eldorado. 769 lugares. De 01/06 até 28/07 (Sábado e Domingo 15h) - INGRESSOS: Plateia - R$ 100,00 e R$ 50,00 (meia-entrada) e Balcão – R$ 80,00 e R$ 40 (meia) - DURAÇÃO: 50 min. CLASSIFICAÇÃO: Livre, indicado para crianças a partir de 2 anos. INFORMAÇÕES: (11) 3034-0075

VENDAS PELA INTERNET: https://bileto.sympla.com.br/event/93872

 

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O ANDARILHO

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