quarta-feira, 10 de setembro de 2025

ENSAIO PARA DOIS PERDIDOS

www.artedoentretenimentosp.blogspot.com

ENSAIO PARA DOIS PERDIDOS


Com dramaturgia de AGA ORIMAF e JÚLIO SILVÉRIO, ambientada na obra do dramaturgo PLÍNIO MARCOS, sobretudo com a livre inspiração no texto Dois Perdidos numa Noite Suja, a montagem da Éssa Companhia de Teatro, apresenta um jogo muito interessante e inovador, com sua essência totalmente trazida para contemporaneidade, imbuída de temáticas intrínsecas, unindo teatro e futebol para falar das vivências da quebrada, atravessando temas como racismo, LGBTfobia e outras questões periféricas e sociais urgentes, não dando respostas, mas instigando perguntas, indignações e reflexões: “ O que é ser ator? O que é ser artista? Pobre, preto, gay e periférico? Aqui nossa grande homenagem a todas e todes jovens pretas e pretos, Povos Indígenas, LGBTQIAPN+ que foram mortas pela polícia, pelo estado, nos hospitais, becos, vielas, séries, favelas...”


Imagem: Arte do Entretenimento

Elenco formado por AGA ORIMAF, EVA CATARINA, GUILHERME OLIVEIRA, JAQUE ALVES, JÉSSICA MARCELE, JEFF SILVÉRIO, JÚLIO SILVÉRIO e MATHEUS HEITOR, sendo uma surpresa a cada segundo, ora parece ensaio, ora volta ao texto com muita tranquilidade, bebem em cena, dialogam com a plateia como se todos estivessem inseridos naquele contexto e assim, aproveitam os espectadores para decidirem sobre o final da peça, que evidentemente muda a cada apresentação.

O espetáculo agrada potencialmente o público presente e diante da proposta também desagrada aquele que se ver no topo da montanha, sem empatia, pessoas misóginas, transfóbicas, ou seja, aquelas que não enxerga o seu semelhante na sua diversidade, na sua identidade e integralidade, recaindo na plateia reflexões nas quais as transformações sociais se fazem presentes.

A direção de JÚLIO SILVÉRIO é irretocável dentro da proposta do grupo, com muita liberdade de expressão, entrega brilhante dos atores envolvidos, a inclusão das crianças, seu direito de fala e escuta, com mensagens fortes que recaem com força total, sendo as vezes perturbadoras, precisando entender o contexto e logicamente o universo do dramaturgo Plínio Marcos, o submundo para tecer um julgamento mais eficaz.

Grupo de pessoas na frente de uma loja

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

Foto: Arte do Entretenimento 

Segundo explica LILITH CRISTINA, a produtora “Não fizemos uma adaptação da obra original. Na verdade, foi criada uma narrativa que partiu das últimas três páginas de Dois Perdidos Numa Noite Suja”,

Grupo de pessoas posando para foto

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

Foto: Arte do Entretenimento

 FICHA TÉCNICA


Idealização: Júlio Silvério

Dramaturgia: Aga Orimaf e Júlio Silvério

Direção: Júlio Silvério

Direção musical: Jeff Silvério

Cenografia e figurino: Éssa Compania de Teatro e Cleber TTC

Contrarregra: Vitor Pires e Thiago Andrade

Operação de luz: Éssa Compania de Teatro

Preparação cênica: Darilia Ferreira

Preparação vocal: Luciano Mendes de Jesus

Preparação musical: Rodrigo Mercadante

Preparação teórica: Ícaro Rodrigues

Fotografia e social media: Tankian

Designer gráfico: Portal AlviNegras

Camareira: Maria Helena Silvério

Produção geral e executiva: Lilith Cristina e Uli Dias - Encantaria Produções, Corpo Rastreado (Jessica Rodrigues)

Assessoria de imprensa: Canal Aberto - Márcia Marques e Daniele Valério

 Vale a pena prestigiar esse projeto contemplado com o PRÊMIO ZÉ RENATO DE TEATRO PARA A CIDADE DE SÃO PAULO, fazendo jus a política pública ofertada e o comprometimento com o teatro.

SERVIÇO - TEATRO DE ARENA EUGÊNIO KUSNET – Rua Dr. Teodoro Baima, 94 - Vila Buarque, São Paulo - SP, 01220-040 - Ingresso: Grátis| Reserva direto no Sympla - É recomendado chegar com 20 minutos antes de antecedência no local. Duração: 120 minutos - Classificação: 14 anos - Datas: 5, 6 e 7 de setembro, na sexta e no sábado, às 19h, e, no domingo, às 18h. 

QUADRA DO LAPENA - Rua Miguel Lazzari - próximo a Estação São Miguel Paulista CPTM. Ingresso: Grátis| Reserva direto no Sympla - Data: 19, 20 e 21 de setembro, na sexta e no sábado, às 20h, e, no domingo, às 17h. É recomendado chegar com 20 minutos antes de antecedência no local. Em caso de chuva, não haverá apresentação.

MUSEU DO FUTEBOL – FOYER - Praça Charles Miller, Pacaembu, São Paulo - SP, 01153000 - Ingresso: Grátis -| Reserva direto no Sympla - Data: 27 de setembro, às 16h30 - É recomendado chegar com 20 minutos antes de antecedência no local.

Forma, Seta

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

(UM) ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA

  www.artedoentretenimentosp.blogspot.com   (UM) ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA Espetácul...