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Bem-vindo Brás Cubas e o seu gênio criador MACHADO DE ASSIS (1839-1908). Com versão e direção certeira de PAULO DE MORAES e dramaturgia assinada pelo experiente MAURÍCIO ARRUDA MENDONÇA, a mais recente montagem da ARMAZÉM COMPANHIA DE TEATRO em cartaz no SESC SANTO AMARO é uma viagem pelo campo da literatura, ressuscitando para nosso delete um dos personagens mais icônicos da literatura brasileira.
Com
direito a música ao
vivo, é gratificante prestigiar a prepotência e as alucinações do famoso
cadáver, refletir sobre seus desvaneios ao contar suas memórias com dosagem de
humor, sarcasmo e adentrar na contemporaneidade impressa na narrativa.
A trupe composta atores em atuação perfeita, em sintonia com o jogo cênico: SÉRGIO MACHADO (BRÁS CUBAS), JOPA MORAES (DEFUNTO), BRUNO LOURENÇO (Machado de Assis), ISABEL PACHECO (Virgínia), FELIPE BUSTAMANTE (Quincas) e LORENA LIMA (Marcela e Natureza), sem necessidade de imprimir comentários particulares às excelentes interpretações, dão vida a obra do imortal da literatura brasileira, resultando em uma montagem de qualidade inquestionável.
Foto ©Mauro Kury
Não se trata de uma adaptação comum
e sim de uma dramaturgia trazida para a cena com muita sabedoria e conhecimento
do que propunha Machado de Assis, no entanto, a montagem veio desprovida de
concepção obrigatória para vestibulandos, extinguindo didatismo e informações
preparatórias para o conhecimento de estudantes, cabendo a estes conferir o
espetáculo após leitura e conhecimento da obra e fazer uma viagem na carpintaria
cênica que se faz necessário a um bom espetáculo.
Segundo o diretor Paulo de Moraes: Brás
Cubas é um dos personagens mais icônicos da literatura brasileira. Tratar de um
personagem pretensioso e prepotente, um recordista de fracassos, que têm uma
aversão por si mesmo absolutamente merecida – e que nos fala tanto sobre a
formação da elite brasileira –, era muito sedutor. Mas traduzir a
experimentação formal de Machado para o palco – conversando com o público de
hoje – me parecia desafiador. Porque Machado escreve com um nível de sutileza
raro. Então, com certeza o nosso grande embate durante a descoberta da peça tem
sido como fazer com que essa literatura sutil se transforme numa ação dramática
contundente.
FICHA
TÉCNICA
Direção: Paulo de Moraes
Dramaturgia: Maurício Arruda Mendonça
Montagem da Armazém Companhia de
Teatro
Músico em cena: Ricco Viana
Cenografia: Carla Berri e Paulo de Moraes
Iluminação: Maneco Quinderé
Figurinos: Carol Lobato
Cabeça do Hipopótamo: Alex Grilli
Direção Musical: Ricco Vianna
Direção de movimento: Patrícia Selonk e Paulo Mantuano
Colaboração na Dramaturgia: Paulo de Moraes
Assessoria de Imprensa: Ney Motta
Designer Gráfico: Jopa Moraes
Fotografias: Mauro Kury
Produção São Paulo: Pedro de Freitas e
Adolfo Barreto / Périplo
Direção de Produção: Patrícia Selonk
Assistente de Produção: Maria Luiza Selonk
Coordenação do Projeto: Paulo de Moraes e Patrícia Selonk
Apoio Institucional: Banco do Brasil
Realização: Sesc SP
Vale a pena conferir!
SERVIÇO - SESC
SANTO AMARO – TEATRO - Rua Amador Bueno, 505, Santo Amaro, São Paulo (SP) - Ingressos:
R$ 18 (credencial plena), R$ 30 (meia entrada) e R$ 60 (inteira). Estão
disponíveis. De 22 de março a 5 de maio de 2024. Sextas às 21h, sábados às 20h
e domingos às 18h.(Não haverá apresentação na Sexta-Feira Santa, dia 29 de
março). No aplicativo Credencial Sesc SP ou no site www.centralrelacionamento.sescsp.org.br, a partir de 12/3;
e nas bilheterias das Unidades do Sesc SP a partir de 13/3.
Horário de
funcionamento: terça a sexta, das 10h às 21h30 | Sábado, domingo e
feriado, das 10h às 18h30. Duração: 110 minutos. Classificação Indicativa:
14 anos. 270 lugares
Unidade Acessível
ARTE
DO ENTRETENIMENTO
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Pedro
Cosmos – (11) 99794-1505
@pedrocosmos.oficial
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