por Pedro Cosmos
DANIEL ALVIM dirige a montagem do texto de
Nick Payne, jovem autor britânico conhecido nos palcos paulistanos por
“CONSTELLATIONS”, a tradução é de Fred Kling. Alvim foi muito criativo em sua
direção, as mudanças de cenários são muito bem realizadas, fazendo desenhos
perfeitos com entradas e saídas rigorosamente coreografadas para as várias
ambientações.
Foto: Divulgação |
Os atores HELENA RANALDI, LEOPOLDO PACHECO,
LUCIANO GATTI E LYV ZIESE, todos muitos experientes, estão perfeitos em suas
composições, ressaltando grandes momentos de LUCIANO GATTI.
O texto é muito reflexivo. Pensar em salvar a
humanidade e ignorar os problemas em casa é algo a ser pensado. As pessoas
precisam serem ouvidas, acolhidas em suas especificidades. O adolescente é um
ser em desenvolvimento com seu metabolismo transbordando e evaporando por todos
os poros e o que o cerca não pode ser negligenciado. É o que acontece com a
personagem adolescente, que está acima do peso, e por isso, sofre com o bullyng
promovido pelos colegas de classe. Como se não bastasse, muitas vezes é
ignorada pelos pais. Lembrou-me “ANALFABETO POLÍTICO” de Bertolt Brecht. Dessa
forma, não há outro caminho a não ser decepcionar-se e entregar-se ao abismo.
Assim tem-se o enredo do espetáculo envolto
das relações familiares como fio condutor. A falta de comunicação entre a
família, ou seja, cada um dentro do seu mundo e o bullyng escancarado se fazem
presentes, amenizando enfim por doses de amor e cumplicidade, resultando em um
espetáculo que traduz os tempos atuais. O fato de a mãe ser a professora da
filha e a crítica ao seu estado físico causa muita repulsa. Um desgaste entre o
casal o leva cada um para o seu lado, mas o amor não acaba subitamente.
A dramaturgia brasileira tem ficado em segundo
plano nas atuais montagens teatrais. As produções estão buscando outros olhares,
possibilitando-nos outros conhecimentos, e para nossa sorte, os textos montados
ultimamente “tipo importação”, com raras exceções, são de muita qualidade. A
dramaturgia inglesa tem se mostrado muito interessante e politicamente correta
na sua construção e em seus diálogos, especificamente em SE EXISTE EU AINDA NÃO
ENCONTREI a dramaturgia é fragmentada, mas rica em ações dramáticas e apesar
das quebras apresenta uma linguagem bem
fluente.
SERVIÇO – TEATRO EVA HERZ – Av. Paulista,
2073, Cerqueira César – 3170-4059. – Sábado – 21h, Domingo – 19h – Estreou em
10/06/17. Ingressos: 50,00. 16 anos. 90 minutos de duração.
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