sexta-feira, 12 de setembro de 2025

VELOCIDADE

 www.artedoentretenimentosp.blogspot.com

VELOCIDADE

Dramaturgia e encenação constroem uma peça-livro-sonho que afirma o teatro como uma máquina de desacelerar o tempo. Situações diversas e sobrepostas abordam a percepção humana do tempo a partir de relações familiares e de trabalho, rotina de vida, memórias de infância, sonhos recuperados e a incerteza do futuro.

Pessoas tocando instrumentos musicais

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

Foto: Igor Cerqueira

REJANE FARIA/MARINA VIANA, MICHELE BERNARDINO, ÍTALO LAUREANO, MARCOS COLETTA e ASSIS BENEVENUTO, compõem o elenco do grupo mineiro QUATROLOSCINCO - Teatro do Comum, com muita cumplicidade, estabelecem um jogo cênico plausível nos brindando com seu manifesto poético e onírico contra a pressa e a velocidade da vida por meio da tecnologia, em cartaz no CCBB – São Paulo, tendo em sua narrativa questionamentos sobre o ritmo imposto pela vida contemporânea e propõe outra relação com o tempo e consequentemente o repensar sobre a efemeridade da vida”.

Pessoas ao redor

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

Foto: Igor Cerqueira

Sua nova montagem, inserida na contemporaneidade, veio para refletir um pouco sobre o que fazemos de nós em relação ao tempo e esse aceleramento desenfreado. Em um mundo caótico vivemos o tempo todo de olho no relógio controlando até os milésimos de segundo, pressa para tudo e consequentemente sem pensar na qualidade de vida, o estresse cotidiano, sempre com aceleramento em tudo sem pensar nas consequências. Tudo isso vem explícito na dramaturgia inédita de ASSIS BENEVENUTO e MARCOS COLETTA, apresentando sua proposta brilhante, um teatro com gênero diferente e com certa eloquência, em todas as especificidades, tanto na forma de representar, na dramaturgia e na equipe de criativos, trilha sonora (Barulhista) fascinante, iluminação (Marina Arthuzzi) sendo coadjuvante no processo e os lindos bonecos se mostrando com vida própria, enfim, muita liberdade de criação sem se prender a carpintaria dramatúrgica e nem a regras.

A Direção do talentoso e experiente ÍTALO LAUREANO e do cineasta RICARDO ALVES JR é primorosa. Muitas imagens provocativas, com memoráveis leituras e reflexões intrínsecas em detrimentos das intempéries que nos invade e que involuntariamente não damos conta e nesse ínterim, perdemos de viver em detrimento das nossas limitações ocasionadas pelo tempo.

Além da temporada no CCBB SP, o Quatroloscinco realiza atividades formativas que ampliam o diálogo com o público. No dia 20/09 haverá um bate-papo com os artistas logo após a apresentação. Já nos dias 27 e 28/09, sábado e domingo, das 9h às 13h, (sábado e domingo), o grupo conduz a oficina A palavra em cena: habitar o texto, voltada a artistas profissionais ou em formação, estudantes de teatro e pessoas interessadas em experimentar a linguagem da cena. Com carga horária de oito horas e classificação indicativa de 16 anos, a oficina propõe investigações sobre o manejo da palavra falada e suas diferentes camadas de sentido, por meio de leituras, exercícios e criação de micro cenas. São oferecidas 20 vagas, e as inscrições gratuitas podem ser feitas até 22/09 mediante preenchimento do formulário disponível nos sites do CCBB e do Grupo Quatroloscinco:

São oferecidas 20 vagas, e as inscrições gratuitas podem ser feitas até 22/09 mediante preenchimento do formulário disponível nos sites do CCBB e do Grupo Quatroloscinco: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf50RLfh8veDr6Wx-pVyzspSQZqkDArckQYNW91Sk6kNGO0lw/viewform?usp=preview

Pessoas com instrumentos musicais

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

Foto: Igor Cerqueira

 

FICHA TÉCNICA

Atriz stand in: Marina Viana

Direção de arte: Luiz Dias

Figurino: Caroline Manso

Assistência de cenografia: Bárbara de Freitas

Criação de luz: Marina Arthuzzi

Consultoria de iluminação: Rodrigo Marçal

Trilha sonora: Barulhista

Composição das músicas ao vivo: Marcos Coletta e Michele Bernardino

Operação de som: Adriel Parreira

Orientação de movimento: Kenia Dias

Orientação vocal: Ana Hadad

Assistência de Produção: Yasmine Rodrigues

Estágio de Produção: Joana Luz

Produção local SP: Joana Pegorari

Design gráfico: Bianca Perdigão

Bonecos: Agnaldo Pinho, Eduardo Félix e Marina Arthuzzi

Cenotécnica: Helvécio Izabel

Observação de processo: Fernando Dornas

Preparação e tradução da cena em Libras: Dinalva Andrade

Assessoria de imprensa SP: Adriana Monteiro – Ofício das Letras

Assessoria de Redes Sociais: Letícia Leiva e Renata Rocha – Rizoma Comunicação & Arte Edição de teasers: Leonardo Alcântara – Projeto Ande

Gestão de projeto: Trama Gestão e Produção

Produção: Grupo Quatroloscinco Teatro do Comum

SERVIÇO - CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico – SP Próximo à estação São Bento do Metrô Informações: +55 11 4297-0600 Estreia: Dia 04/09, às 18h30 Temporada: 04 de setembro a 12 de outubro de 2025 Quando: de quinta a domingo, sendo quinta e sexta, às19h. Sábado e domingo, às 17h Duração: 100 minutos Classificação: 14 anos Ingressos: R$ 30 e R$ 15 (Meia) - disponíveis na bilheteria física ou no site do CCBB (bb.com.br/cultura) Estudantes, maiores de 65 anos e Clientes Ourocard pagam meia entrada Local: Centro Cultural Banco do Brasil Informações sobre programação, acessibilidade, estacionamento e outros serviços: bb.com.br/cultura Sessões acessíveis: LIBRAS: Dias 13/09; 20/09 e 27/09 AUDIODESCRIÇÃO: Dia 11/10 Confira a programação completa também nas redes sociais: bb.com.br/cultura instagram.com/Ccbbsp | facebook.com/ccbbsp | tiktok.com/@ccbbcultura Assessoria de imprensa do CCBB SP: Bruno Borges: brunoborges@bb.com.br | ccbbsp@bb.com.br Telefone/Whatsapp: (11) 4297-0603 Assessoria de imprensa do espetáculo: Adriana Monteiro – Ofício das Letras

Forma, Seta

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

(UM) ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA

  www.artedoentretenimentosp.blogspot.com   (UM) ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA Espetácul...