segunda-feira, 23 de setembro de 2019


Pedro Cosmos

DONA IVONE LARA – UM SORRISO NEGRO


Pedro Cosmos

DONA IVONE LARA – UM SORRISO NEGRO

Depois de temporada de sucesso de crítica e público e no teatro Carlos Gomes no Rio, o espetáculo musical DONA IVONE LARA – UM SORRISO NEGRO – com texto muito bem escrito e pesquisado de ALOÍSIO LOPES, chega à capital paulista e o sucesso não poderia ser diferente.

Não teria maneira melhor de reverenciar a sambista a não ser da forma que está sendo feita. A sua biografia nos palcos é um sopro na superação, na garra, no enfrentamento humano de uma mulher que se formou em assistência social, tendo a música como alimento de sua alma. Mãe, dona de casa, negra, pobre, fora dos padrões impostos de beleza pela sociedade hipócrita, sua resistência no próprio lar, a reversão de papéis dentro de casa, além da censura da arte em detrimento a sua cor, sendo uma grande ascensão do negro no mundo das artes.


As atrizes HELOISA JORGE, FERNANDA JACOB e DI RIBEIRO se reversam na personagem, vivendo vários momentos da vida da cantora, mesclando em alguns flashbacks da vida da artista, forma essa que corrobora muito bem para contextualizar as ações dramáticas, com interpretações brilhantes.



                                                                            Fotografia: Priscila Prade

A montagem idealizada por Jô Santana é muito bem cuidada e o elenco composto por artistas negro (ANDRE MUATO, BRUNO QUIXOTTE, BELIZE POMBAL, BETO METTIG, DI RIBEIRO, DIOGO LOPES FILHO, JEFF PEREIRA, FELIPE ADETOKUNBO, FERNANDA JACOB, FERNANDA CASCARDO, FERNANDA VENTURA, FELIPE GOMES MOREIRA, FRANCISCO SALGADO, FLAVIA SOUZA, GUILHERME SILVA, HELOISA JORGE, HUGO GERMANO, LARISSA NOEL, LARISSA CARNEIRO, NARA COUTO, PEDRO CAETANO, RAFAEL LEAL, SYLVIA NAZARETH, UDYLÊ PROCÓPIO), exaltando talento a flor da pele é o ponto forte. Eles cantam, dançam, interpretam e o gingado no samba já nasce com eles.

O teatro lotando sempre mostra que quando o negro se sente representado ele se faz presente nos ambientes provedores de cultura. Assim como foi relevante para o nosso teatro, a montagem anterior CARTOLA – O MUNDO É UM MOINHO, Jô tem mostrado que brasileiro também pode fazer musical e o resultado pode ser conferido como de extrema qualidade.
Músicas como: acreditar, sonho meu, nasci para sonhar e cantar faz parte do musical com novos arranjos na linha dançante e com mais possibilidade coreográfica.

SERVIÇO - TEATRO SÉRGIO CARDOSO, 153, fone: 3288-0136 – Quinta a sábado às 20h.  Domingo - às 17h. Ingresso: 40,00 a 150,00.  De 29/08 até 20/10/19.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

PRIMEIRO HAMLET

www.artedoentretenimentosp.blogspot.com PRIMEIRO HAMLET O espetáculo do premiadíssimo homem da cena GABRIEL VILELLA, a daptado da primei...