terça-feira, 15 de novembro de 2022

HAVIA UM PAÍS AQUI ANTES DO CARNAVAL

 ARTE DO ENTRETENIMENTO

Pedro Cosmos

 

HAVIA UM PAÍS AQUI ANTES DO CARNAVAL

 

Depois da estreia em 03 de novembro, permanecendo até o dia 13, com apresentações gratuitas no TEATRO PAULO EIRÓ, chega a vez do TEATRO CACILDA BECKER, receber de 24 a 27 de novembro, também gratuitamente, a montagem do novo espetáculo do TEATRO KAUS CIA EXPERIMENTAL, com texto inédito primoroso, do dramaturgo RUDINEI BORGES, poético e com dramaticidade plausível, o qual se mostra subitamente ao que veio se fazendo necessário ser prestigiado.

 

“Tudo vem da Terra” e dessa terra surgiu um elenco reunido por dez artistas brilhantes: ALESSANDRA RABELO, ALINE BARACHO, AMÁLIA PEREIRA, EVANDRO NETTO, GABRIEL ALMEIDA, KAROL PIACENTINI, JOEL RODRIGUES, RICARDO MARQUES, RODRIGO LADEIRA E TATIANA TEODORO em interpretações comoventes e irretocáveis, pois esses atores e atrizes estão dando vida a cada palavra do texto com muita genialidade promovendo muita empatia.


                                                                        Fabíola Galvão

 

Segundo o autor: “É uma peça sobre a dor de ser brasileiro nas margens do país. Não é a história dos vencidos. É a história dos que resistem e querem vencer, apesar das intempéries. Vivi parte de minha vida no norte do Brasil, no sudoeste do Pará. A outra parte em vários bairros da imensa cidade de São Paulo. Viajei de ônibus por todas as regiões brasileiras. Assim, me fiz um observador de instantes e territórios imprecisos, mas conversar com as pessoas e ouvi-las me levou à tentativa de compreender a complexidade das existências e vivências”.

 

O trabalho, beneficiado pelo PROAC direto 38/21 da Secretaria de Economia Criativa do Estado de São Paulo, tem direção do competente REGINALDO NASCIMENTO, um dos criadores do grupo e que muito tem fomentado a cena teatral com propostas enriquecedoras, com dramaturgia nacional e da América latina, dentre outras, imprimindo uma direção irretocável, pois tudo funciona a contento.

                                                        

                                                                                            Fabíola Galvão

 

O espetáculo veio para contemplar nosso teatro com um recorte das diversas faces do Brasil, contextualizada com diversas questões sociais, políticas e ambientais e alguns dissabores e indagações que recaem sobre os menos favorecidos, vivenciados em meio a tantas intempéries, a ancestralidade presente dos povos nativos, a cultura afro-brasileira e dos povos africanos, a homenagem ao artista plástico indigenista JAIDER ESBELL, dentre outras homenagens, em um espetáculo brasileiro apresentando um Brasil com tantas brasilidades, com várias questões reflexivas, que carecem de respostas, cuja narrativa é trazida para a contemporaneidade.

 

A narrativa é apresentada “em dez quadros, experiências vivenciadas por diferentes povos nesse Brasil de territórios vastos. A resistência dos territórios ameríndios, o caráter multifacetado dos cenários urbanos e as contradições dos espaços explorados pelo garimpo e destruídos pelas queimadas são alguns temas encenados na peça”.


                                                                     Fabíola Galvão

 

AMÁLIA PEREIRA chama muita atenção na sua interpretação verdadeira, na entrega perfeita a sua personagem, embora valha ressaltar a beleza do embate perfeito envolvendo religião, no qual se vê muita profundidade na pesquisa e na escrita do texto, conduzido com muita classe e discernimento, valendo ressaltar a interpretação plausível da atriz ALESSANDRA RABELO. Em fim, são artistas primorosos e muito bem conduzidos, mostrando o melhor de si, não cabendo aqui imprimir comentários individuais.

 

Ficha Técnica

 

Cenário: Reginaldo Nascimento

Cenotécnico: Fábio Jerônimo

Costureira cenário: Adriana Hitomi

Trilha sonora original: Salloma Salomão e Gui Braz

Pesquisa dos cantos: Reginaldo Nascimento e Karol Piacentini

Música Arreuni: Chico Maranhão

Figurinos e plasticidade estética: Telumi Hellen

Assistente de figurinos/modelista e costureira: Mariana Moraes

Costureira figurinos: Stylo Lia - Galeria do Rocky

Escultura Frei Damião: HD Dimantas

Esculturas bugres: Reginaldo Nascimento

Lighting Designer: Denilson Marques

Orientação de movimento: Wellington Campos

Orientação vocal: William Guedes

Fotos: Fabíola Galvão

Assessoria de imprensa: Amália Pereira

Produção: Kaus Produções Artísticas

Realização: Teatro Kaus Cia Experimental

 

Não deixem de prestigiar essa montagem gratuita e conhecer a força e a contrapartida social que o teatro tem em contribuir com grandes transformações.

 

 

 

SERVIÇO - TEATRO CACILDA BECKER – Rua Tito, 295 – Vila Romana, São Paulo, SP. Telefone: (11) 3864-4513. Capacidade 198 lugares. Bilheteria abre uma hora antes do início do espetáculo. Venda de ingressos antecipados através da plataforma Sympla. Ar-condicionado. Acesso para pessoas com deficiência.

De 24 a 27 de novembro - Quinta a sábado, às 21h. Domingo, às 19h. Ingressos: Gratuitos. Duração: 1h30 minutos. Gênero: Drama narrativo. Recomendação: 12 anos. 

https://www.sympla.com.br/havia-um-pais-aqui-antes-do-carnaval__1763272

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PRIMEIRO HAMLET

www.artedoentretenimentosp.blogspot.com PRIMEIRO HAMLET O espetáculo do premiadíssimo homem da cena GABRIEL VILELLA, a daptado da primei...