ARTE DO ENTRETENIMENTO
Pedro Cosmos
BABILÔNIA TROPICAL –
A NOSTALGIA DO AÇÚCAR
Depois de temporadas nas praças de Belo Horizonte, Brasília e Rio de Janeiro, chega ao CCBB de São Paulo essa montagem plausível contando a história que a história escondeu, ou seja, a história contada pela “branquitude” tem sua ruptura e graças a uma pesquisa contundente e fidedigna, pode ser vivenciada de maneira eloquente interpretada pelos talentosos atores e atrizes CAROL DUARTE, ERMI PANZO, JAMILE CAZUMBÁ E LEONARDO VENTURA, ficando mais leve com a participação do músico em cena ADRIANO SALHAB.
Impressões sobre a interpretação e o que a trupe propõe no jogo cênico é cometer indelicadezas.
Imagem: Arte do
Entretenimento/Pedro Cosmos
O mais incrível é que conta com a idealização e direção sensível de MARCOS DAMIGO, um homem branco que não mediu esforços para se juntar a artistas pretos e promoverem nessa parceria incrível com uma dramaturgia necessária, trazendo um pouco da ancestralidade, poesia, luta e resistência desses a quem a sociedade deve imensuravelmente e que jamais terão os seus direitos reparados.
Imagem: Arte do
Entretenimento/Pedro Cosmos
O espetáculo “Propõe um mergulho na Recife do século XVII, quando os holandeses ocuparam o nordeste brasileiro em busca das riquezas do açúcar. As contradições do projeto de modernidade nascente e sua violência nos cruzamentos entre gênero, classe e raça, e as transformações que iriam ditar os rumos do mundo são investigadas através da história de Anna Paes, uma controversa mulher que viveu no período. O ponto de partida é um bilhete, escrito por ela ao aristocrata neerlandês Maurício de Nassau”.
A montagem é meritória de todos os prêmios pelo o que apresenta e representa, fazendo juz ser conferida por professores, por estudante em geral e, sobretudo pela elite que continua escravizando o ser humano sem nenhum peso na consciência, achando que tudo está de acordo com a normalidade.
Imagem: Arte do Entretenimento/Pedro Cosmos
Na narrativa “Um
bilhete escrito por uma mulher em Pernambuco no início do século XVII está
guardado até hoje no Arquivo Nacional dos Países Baixos. Nele, Anna Paes, uma
dona de engenho descendente de portugueses, presenteia Maurício de Nassau com
seis caixas de açúcar branco, assim que ele chega para governar o que era na
época o Brasil holandês, em 1637. A vida dessa mulher se torna objeto de
investigação de um grupo de artistas de teatro. Mas, conforme os intérpretes
investigam o contexto em que esse bilhete foi escrito, emergem questões de
classe, gênero e raça, revelando que o passado talvez não esteja tão remoto
assim”.
FICHA TÉCNICA PRINCIPAL
MARCOS DAMIGO - idealização e direção geral
GABRIEL BORTOLINI e MARCOS DAMIGO - concepção
ERMI PANZO e MARCOS DAMIGO - dramaturgia
GABRIEL BORTOLINI -
direção de produção
LÚCIA BRONSTEIN - interlocução artística
ADRIANO SALHAB - direção musical e música ao vivo
WAGNER PINTO - iluminação
SIMONE MINA - direção de arte
RICARDO ALEIXO e JULIA ZAKIA - corpo sobre tela - vídeos
DANIEL BREDA - consultoria histórica
GLAUCIA VERENA - preparação vocal e consultoria artística e dramatúrgica
PAT BERGANTIN - preparação corporal
SERVIÇO
– CENTO CULTURAL BANCO DO BRASIL - Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico. São Paulo De 06 de Outubro a
19/11/2023 - Horários: Quinta e sextas as 19h | sábados, domingos e feriados (12/10 e 02/11), às 17h. Classificação: 14 anos. Duração: 1h20. Gênero: Drama.
Ingressos: 30,00 (Inteira)
e 15,00 (Meia) - Na /SP - (120 lugres) - bilheteria do CCBB e no site bb.com.br/cultura
Vale a
pena conferir!
ARTE
DO ENTRETENIMENTO
www.artedoentretenimentosp.blogspot.com
Pedro
Cosmos – (11) 99794-1505
@pedrocosmos.oficial
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