sexta-feira, 26 de agosto de 2022

PAPA HIGHIRTE

 PAPA HIGHIRTE

De autoria de ODUVALDO VIANNA FILHO (1936-1974), a dramaturgia se mostra totalmente contemporânea e as modificações políticas não existiram nada mudou. O poder emancipado perdura, o populismo idem, e nesse ínterim, o autor permanece com o seu viés político, com sua atmosfera poética, estética e política a todo vapor.

Com direção irretocável do genial EDUARDO TOLENTINO DE ARAUJO, que inseriu a sua encenação contextualizando com a visão do autor adequando a ambientação ao Teatro de Arena, dispensando cenários, focando todas as ações nos atores, a montagem em cartaz no Teatro Paulo Eiró, tem um deslumbramento fascinante.

                                                                                   Crédito: Ronaldo Gutierrez

O GRUPO TAPA como sempre presente na história do teatro brasileiro e fazendo história ao valorizar a dramaturgia brasileira, sempre nos contemplando com o melhor do fazer teatral.

O elenco é formado por atores grandiosos, que apresenta entrega formidável, interpretações com preciosidade plausível, dignas de premiação. ADRIANO BEDIN (Morales), BRUNO BARCHESI (Pablo Mariz / Diego), CAETANO O’MAIHLAN (Hermano Arrabal / Manito), CAMILA CZERKES (Graziela), KIKO VIANELLO (Perez y Mejia), FULVIO FILHO (Estrangeiro), BIA BOLOGNA (Grissa), MAURICIO BITTENCOURT (Menandro) e ZÉCARLOS MACHADO (Papa Highirte), ZÉCARLOS, o protagonista, como sempre é um ator de extrema qualidade, sendo o ponto alto do espetáculo.

“PAPA HIGHIRTE é o nome do ditador populista deposto da fictícia alhambra, exilado na também fictícia Montalva. Em sua conspiração para voltar ao poder, mergulha nas reminiscências de um tempo de exceção onde governava com mão de ferro seu país natal, com a Imprensa silenciada e torturas nos porões. E chega à triste conclusão que nunca passou do fantoche de militares golpistas a serviço de uma potência estrangeira. Metáfora precisa sobre a América latina, que ganha significativa relevância nos tempos atuais”.

                                                                       Crédito: Ronaldo Gutierrez

Segundo o diretor “O espetáculo se divide em dois núcleos com o protagonista reconstruindo o passado com sua queda e o futuro com o desejo de voltar ao poder. A peça ainda tem um personagem do passado que vem para um acerto de contas. É o confronto de duas faces da mesma moeda”.

FICHA TÉCNICA

Desenho de Luz: Wagner Pinto

Assistente de Iluminação: Gabriel Greghi

Coreografias: Cassio Cöllares

Design Gráfico da Divulgação: Mau Machado

Fotógrafo: Ronaldo Gutierrez

Assessoria de Imprensa: Adriana Balsanelli e Renato Fernandes

Assistente de Produção: Nando Barbosa

Produção Executiva: Nando Medeiros. 

Direção de Produção: Ariel Cannal

Em fim, vale apena sempre acompanhar o trabalho desses artistas, por tudo que tem promovido em prol do teatro brasileiro.

SERVIÇO – TEATRO PAULO EIRÓ: Avenida Adolfo Pinheiro, 765 - Santo Amaro. Tel.: 5686-8440. Sexta e sábado às 21h. Domingo às 19h. De 19 de agosto a 28 de agosto. Ingresso: GRÁTIS. Não chegue nenhum segundo atrasado porque não consegue entrar depois de ter começado.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PRIMEIRO HAMLET

www.artedoentretenimentosp.blogspot.com PRIMEIRO HAMLET O espetáculo do premiadíssimo homem da cena GABRIEL VILELLA, a daptado da primei...