quinta-feira, 4 de novembro de 2021

AS CONCHAMBRANÇAS DE QUADERNA

 ARTE DO ENTRETENIMENTO

Pedro Cosmos

 

AS CONCHAMBRANÇAS DE QUADERNA

 

Devido as muitas dificuldades de ensaios e produção durante a pandemia, o texto do saudoso mestre da cultura popular ARIANO SUASSUNA, (1927-2014) teve apenas uma parte montada, ou seja, apenas o primeiro ato contendo O CASO DO COLETOR ASSASSINADO, deixando os admiradores da cultura popular sedento pelas artimanhas “conchavísticas” do Quaderna, em fim, é um esquenta para todos que estavam ansiosos por uma boa comédia e pela dramaturgia acolhedora que o autor sempre imprimiu em seus escritos, com personagens fascinantes e narrativas encantadoras, portanto, se faz necessário prestigiar e sentir o gosto de quero mais.

 

                                                                              Foto: Erik Almeida


Em cartaz no teatro Sérgio Cardoso, Sala Pascoal Carlos Magno com direção do queridíssimo teatrólogo FERNANDO NEVES, conhecedor da arte do riso, do circo teatro, totalmente familiarizado com o universo de Suassuna, trazendo uma direção com leveza, comedida, nada de exageros, deixando o foco das atenções nos seus artistas.

 

 No elenco atores conhecidos do palcos paulistas pelos destaques em inúmeros trabalhos no gênero comédia: FÁBIO ESPÓSITO, GURYVA PORTELA, HENRIQUE STROETER, CARLOS ATAÍDE, BRUNA RECCHIA, ABUHL JÚNIOR, arrancando muitas gargalhadas como esperado, somando ao ator protagonista  JORGE DE PAULA, pernambucano, o qual interpreta a personagem título), todos promovendo cenas hilárias.

 

                                                                            Foto: Erik Almeida


Assim como em O AUTO DA COMPADECIDA, A PEDRA DO REINO, O SANTO E A PORCA, clássicos popularmente conhecidos do autor, não poderia deixar de escapar o poder, a falta de caráter, o jeitinho para se dar bem, hipocrisia, as trapaças e no fim tudo se acertar, Quaderna não deixa por menos, não fugindo a marca registrada, que tanto meche com o imaginário dos espectadores.

 

                                                                            Foto: Erik Almeida


A montagem traz o universo fantástico de uma farsa de circo sertaneja com pitadas de pura realidade cômica. Neste espetáculo, Suassuna transporta para o palco o personagem Pedro Dinis Quaderna, de seu Romance d’A Pedra do Reino, lançado em de outubro de 1971, em Recife, um ano após o lançamento do Movimento Armorial. Portanto, Quaderna completa 50 anos junto ao lançamento do espetáculo. Trata-se de uma comédia de caráter popular e de diálogo direto que une a estética sertaneja, inspirada no romanceiro nordestino do trovador ibérico ao circo-teatro, que tanto fascinava Ariano, para apresentar os imbróglios de Quaderna.

 

O desfalque dado pelo coletor de impostos, gerando uma crise política é o trampolim para os conflitos e nesse ínterim, onde há política é cabível de conchavos, os quais geram bons momentos cômicos, valendo apena destacar a trilha sonora de RENATA ROSA E CAÇAPA como coadjuvantes no espetáculo.

 

Em fim vale ser conferido enquanto há tempo, pois se trata de uma pequena temporada.

 

 

FICHA TÉCNICA

 Músico ao vivo: Abuhl Júnior

Cenografia: Manuel Dantas Suassuna

Assistência de cenografia: Guryva Portela.

Trilha sonora: Renata Rosa e Caçapa. 

Pinturas e desenhos exclusivos para a montagem: Manuel Dantas Suassuna

Cenotécnica: Marcos Tadeu e Marcelo Andrade

Figurino e Adereços: Carol Badra

Assistência de figurino: Bruna Recchia

Costureira: Maria José de Castro

Criação de luz e operação: Rodrigo Belladona

Identidade visual peças gráficas: Ricardo Gouvêia de Melo

Produção: Beijo Produções Artísticas e Cia Vúrdon de Teatro Itinerante.

 

SERVICO - TEATRO SÉRGIO CARDOSO – Sala Paschoal Carlos Magno - Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista, São Paulo - (11) 3288-0136 – (11) 3882-8080 | Ramal 159. Segunda a quinta, às 19h. Gênero: Comédia. Duração: 60 min. Classificação: 12 anos. Ingressos via plataforma Sympla Streaming. Presenciais (também na bilheteria): R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia).

Apresentações online: ingressos grátis pela Sympla. De 18 de outubro a 11 de novembro. Atendimento de terça a sábado (14h às 19h) e 2h antes das sessões. 143 lugares + 6 espaços de cadeirantes.

Instagram: @quadernasuassuna | Facebook: @asconchambrançasdequaderna

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PRIMEIRO HAMLET

www.artedoentretenimentosp.blogspot.com PRIMEIRO HAMLET O espetáculo do premiadíssimo homem da cena GABRIEL VILELLA, a daptado da primei...