quarta-feira, 10 de dezembro de 2025

(UM) ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA

 

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 (UM) ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA

Espetáculo que tem como narrativa, uma epidemia de cegueira assolando a cidade, privando seus habitantes de enxergar o mundo como antes, na qual tudo começa com um homem no trânsito, repentinamente cego e rapidamente a condição se espalha colocando à prova a moral, a ética e as noções de coletivo, tendo como origem o livro que completa três décadas do escritor vencedor, em 1998, do Prêmio Nobel de Literatura, o português JOSÉ SARAMAGO (1922-2010), é encenado em grande festejo pela relevante e icônica trupe mineira, o GRUPO GALPÃO, fazendo  estreia da obra em várias cidades do país (Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ) e Uberlândia (MG), com plateia lotada, ingressos esgotados e diante da mais significativa poética e dialética imensurável, se faz necessário participar dessa celebração ao teatro.

Foto: Fernando Lara

Com direção e dramaturgia do premiado mestre da cena, o multifacetado RODRIGO PORTELLA, e direção musical do talentoso e experiente FEDERICO PUPPI, italiano radicado no Brasil, ator, violoncelista, produtor e compositor musical, que em parceria certeira, acenderam a chama e o agradável espetáculo deixa a sua marca consagrada no cenário teatral,  com seu plausível fascínio, conquistando o público por aproximá-lo magistralmente da encenação, a acolhida do elenco para com o público, o carisma e a empatia, deixando todos fazendo daquele acontecimento, já arrebata por si a todos e conquista várias plateias, sendo um acerto em todas as especificidades.

Rodrigo Portela

“Em determinados momentos, o público é integrado à ação: pessoas são vendadas e inseridas na cena como novos grupos de cegos que chegam ao manicômio, o que modifica a relação entre quem assiste e o que é encenado, aproximando ficção e realidade”.

O genial escritor SARAMAGO Deixou um legado vastíssimo (romances, contos, crônicas, teatro), sempre chamando atenção dos seus leitores com sua literatura culta e de cunho social, com inovação estilística, por ser um revolucionador da prosa em língua portuguesa com uma voz única e contestadora, se fazendo refletir suas profundas reflexões sociais, políticas e humanas, tendo reconhecimento global por ser o primeiro autor lusófono a ganhar o Prêmio Nobel de Literatura (1998), consolidando-o como um dos maiores nomes da literatura universal.

Fernando Lara

Quanto ao elenco dispensa comentários particulares, dispensando redundância no engajamento e entrega dos atores ANTONIO EDSON, EDUARDO MOREIRA, FERNANDA VIANNA, INÊS PEIXOTO, JÚLIO MACIEL, LUIZ ROCHA, LYDIA DEL PICCHIA, PAULO ANDRÉ e SIMONE ORDONES, artistas completos que se mostram em perfeita harmonia e cumplicidade, com carisma eloquente aos personagens e amor ao teatro promovendo o melhor da arte teatral, sendo um dos mais completos grupos de teatro do Brasil.

Imagem: Fernando Lara

FICHA TÉCNICA

Direção e Dramaturgia: Rodrigo Portella

Diretores Assistentes: Georgina Vila Bruch e Paulo André

Direção musical, trilha original e paisagem sonora: Federico Puppi 

Cenografia: Marcelo Alvarenga (Play Arquitetura)

Figurino: Gilma Oliveira

Interlocução Dramatúrgica: Bianca Ramoneda  

Iluminação: Rodrigo Marçal e Rodrigo Portella

Adereços: Rai Bento

Visagismo: Gabriela Dominguez

Desenho sonoro, programação e mixagem: Fábio Santos

Assistência de direção: Zezinho Mancini

Assistência de figurino: Caroline Manso

Assistência de cenografia: Vinícius Bicalho

Construção cenário: Artes Cênica Produções 

Costuras: Danny Maia

Fotos: Igor Cerqueira e Mateus Lustosa

Registro e cobertura audiovisual: Luiz Felipe Fernandes

Comunicação: Letícia Levia e Fernanda Lara

Projeto gráfico: Filipe Lampejo e Rita Davis

Consultoria de Acessibilidade: Oscar Capucho

Operação de luz: Rodrigo Marçal

Operação de som: Fábio Santos

Técnico de palco: William Bililiu

Assistente técnico: William Teles

Assistente de produção: Zazá Cypriano

Produção Executiva: Beatriz Radicchi 

Direção de Produção: Gilma Oliveira

Produção: Grupo Galpão

Produção Local em São Paulo: Lindsay Castro Lima e Mariana Mantovani - Híbrida Arte e Cultura

Assessoria Local em São Paulo: Canal Aberto - Márcia Marques, Daniele Valério e Flávia Fontes

 Fernando Lara

 

FICHA TÉCNICA - GRUPO GALPÃO 

Atores e atrizes do Grupo Galpão 

Antonio Edson – Arildo de Barros – Beto Franco – Chico Pelúcio – Eduardo Moreira – Fernanda Vianna – Inês Peixoto – Júlio Maciel – Lydia Del Picchia – Paulo André – Simone Ordones – Teuda Bara 

Conselho Executivo - Beto Franco, Eduardo Moreira, Fernando Lara, Gilma Oliveira e Lydia Del Picchia

Equipe 

Gerente Executivo: Fernando Lara

Coordenadora de Produção: Gilma Oliveira

Coordenadora Administrativa: Wanilda D'Artagnan

Coordenadora de Planejamento: Alba Martinez

Coordenadora de Comunicação: Fernanda Lara

Coordenador Técnico e Técnico de luz: Rodrigo Marçal

Produtora Executiva: Beatriz Radicchi

Técnico de Som: Fábio Santos

Técnico de Luz: William Bililiu

Supervisor administrativo: Cláudio Augusto

Assistente de Planejamento: Duda Carmona

Assistente de Comunicação: Lucy Ribeiro

Assistente Administrativo: Caroline Martins

Assistente de Produção: Zazá Cypriano

Assistente Técnico: William Teles

Serviços Gerais: Danielle Rodrigues

Design Gráfico: Cíntia Marques

Assessoria de Imprensa: Personal Press - Polliane Eliziário

Comunicação Digital: Rizoma Comunicação & Arte - Letícia Leiva e Matheus Carvalho
Assessor Contábil: Wellington D'Artagnan

Gestora Financeira de Projetos: Artmanagers

 

SERVIÇO - SESC 24 DE MAIO - Rua 24 de Maio, 109 - República, São Paulo - SP  (350 metros da estação República do metrô) - Classificação: 16 anos.  Duração: 140 minutos | Gênero: Drama. Temporada: De 20 de novembro a 14 de dezembro de 2025. Quinta a sábado, às 19h | Domingo e dia (feriado) 20/11, às 18h.

Teatro  - Recursos de acessibilidade:As sessões com acessibilidade em LIBRAS serão às quintas e aos domingos. As sessões com AUDIODESCRIÇÃO serão aos domingos.

Ingressos: no site sescsp.org.br/24demaio ou através do aplicativo Credencial Sesc SP a partir do dia 11/11 e nas bilheterias das unidades Sesc SP a partir de 12/11 - R$70 (inteira), R$35 (meia) e R$21 (Credencial Sesc).  

 

Ingressos populares: em atendimento à Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e ao art. 29, IV, da Instrução Normativa MINC Nº11/2024, as sessões dos 27, 28, 29 e 30 de novembro e 4, 5, 6, 7,11 e 12 de dezembro contarão com cota de 20% de ingressos gratuitos, disponibilizados apenas presencialmente, na bilheteria do Sesc 24 de Maio, uma hora antes de cada apresentação. Cada pessoa poderá retirar apenas um ingresso, conforme disponibilidade. Não será possível a retirada de ingressos para outras datas.

Ingressos Experiência:  Venda somente para maiores de 18 anos, com os mesmos valores da bilheteria. Para mais informações e condições de acesso nesta categoria acesse o link AQUI

OFICINAS GRATUITAS: Libras em 100% das oficinas | Classificação: 18 anos

As inscrições, gratuitas, estão disponíveis a partir do dia 12/11 no link http://sympla.com.br/grupogalpao. São 30 vagas por oficina e haverá interpretação em Libras. As datas, locais e informações sobre as inscrições também estão divulgadas  nas redes sociais do Grupo Galpão (https://www.instagram.com/grupogalpao).

A temporada na capital paulista é realizada por meio da Lei Rouanet, com patrocínio da Petrobras, Vale, Cemig e Laranjinha do Itaú, com parceria do Sesc São Paulo. 

Ingresso Experiência - Válido para maiores de 18 anos. A compra é única e intransferível. Inclui participação guiada pelo elenco, com locomoção no palco, de olhos vendados, durante cerca de 60 minutos da peça. O primeiro ato a pessoa assiste o espetáculo da plateia e, o segundo ato, vendada em cima do palco. 14 pessoas participam da experiência. É necessário chegar com 30 minutos de antecedência para orientações — atrasos inviabilizam a participação, mas o espetáculo poderá ser assistido normalmente. Use roupas e calçados confortáveis. A experiência aborda temas sensíveis e inclui indicação de violência sexual. Ao participar, você autoriza o uso de sua imagem pelo Grupo Galpão mediante assinatura de termo. 

 Informações para jornalistas

Assessoria de Imprensa e RP do espetáculo em São Paulo
Canal Aberto Assessoria de Imprensa

Márcia Marques - 11 9 9126 0425 marcia@canalaberto.com.br

Flávia Fontes - 11 9 8187 8462 flaviafontes@canalaberto.com.br

Daniele Valério - 11 9 8435 6614 daniele@canalaberto.com.br

www.canalaberto.com.br

Comunicação/Grupo Galpão

Fernanda Lara –E-mail: comunicacao@grupogalpao.com.br

 

 




terça-feira, 9 de dezembro de 2025

O MERCADOR DE VENEZA

 

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O MERCADOR DE VENEZA

 

O multifacetado ator DAN STULBACH  brilha com entrega perfeita e composição irretocável, dando vida a um dos personagens (o qual foi elevado a protagonista na montagem) mais marcantes da dramaturgia mundial, o agiota Shylock, com interpretação arrebatadora em peça do mais notável escritor da língua inglesa, o poeta e ator inglês WILLIAM SHAKESPEARE (1564-1616), acompanhado de um grandioso elenco: AUGUSTO POMPEO (Duque), AMAURIH OLIVEIRA (Lorenzo e príncipe de Marrocos), CESAR BACCAN (Antonio), GABRIELA WESTPHAL (Pórcia), JÚNIOR CABRAL (Graciano), MARCELO DIAZ (Lancelotte), Gobbo), MARCELO ULLMANN (Bassânio), MARISOL MARCONDES (Jéssica),   REBECA OLIVEIRA (Nerissa), RENATO CALDAS (Solânio e Tubal) e THIAGO SAK (Salarino e príncipe de Aragão),   um grande time de atores jogando com maestria, fomentando o teatro da mais autêntica qualidade.

SHAKESPEARE deixou um legado imensurável na dramaturgia mundial sobretudo por transitar nos três gêneros teatrais (tragédia, comédia e drama), explorando a alma humana, as relações humanas, o amor, o poder, com relevância plausível e carpintaria perfeita a qual serviu de aprendizado para várias gerações, pelos intensos conflitos desafiadores, ideia central consistente e personagens com intensa profundidade, sendo um chamariz para todo ator e evidentemente para bons encenadores. Peças como Hamlet, Romeu e Julieta, Macbeth, O Mercador de Veneza, Rei Lear, são muito desejadas, dentre outras peças,  com suas histórias atemporais, que impactam profundamente o teatro e a literatura,  despertando sempre a curiosidade em cada montagem.

Imagem: Igor Dallegrave 

O espetáculo que transporta a história da Itália do século 16 para um cenário contemporâneo é dirigido pela talentosa DANIELA STIRBULOV, que diante da sua experiência em vários espetáculos grandiosos, aproveitou a arena imprimindo belíssimos desenhos de cena, resultando em um espetáculo de inquestionável qualidade artística em todos os segmentos.

 

 

Na narrativa, se faz presente o destino de Antônio, um mercador que contrai uma dívida com o agiota judeu Shylock para ajudar seu amigo Bassânio. Como garantia, Antônio afiança uma libra de sua própria carne. O não pagamento da dívida desencadeia um julgamento dramático, colocando em pauta temas como justiça e preconceito.

Imagem: Ronaldo Gutierrez

A montagem é sucesso de crítica e de público, esteve em temporada com ingressos esgotados no Rio de Janeiro, Recife, Curitiba e em são Paulo com a mesma proeza a cada sessão. Em 2026, seguirá com o mesmo sucesso se estendendo com novas apresentações no BTG PACTUAL HALL, onde terá  quatro apresentações (De 22 a 25 de janeiro, quinta e sexta, às 20h30; e sábado e domingo, às 18h) em uma mostra especial que reúne espetáculos de destaque e logo depois retornando ao TUCARENA (De 29 de janeiro a 1 de março de 2026, sempre quintas, às 20h30; sextas, às 21h; sábados, às 19h e domingos, às 18h). 

 

Imagem: Ronaldo Gutierrez

 

Segundo a diretora DANIELA STIRBULOV. “Lidar com os desafios shakespearianos é abrir espaço para o risco, para o confronto com o que somos — e com o que podemos ser. E expandir o entendimento sobre a vida: as relações humanas em sua complexidade e contradições. Vilões e heróis se confundem nas máscaras sociais. A obra, atravessada por tensões religiosas e preconceitos, nos confronta sobre intolerância, identidade e justiça — temas tão atuais quanto no tempo em que foi escrita”.

FICHA TÉCNICA

Texto: William Shakespeare. 

Direção: Daniela Stirbulov. 

Tradução, Adaptação e Assistência de Direção: Bruno Cavalcanti. 

Cenografia: Carmem Guerra. 

Cenotécnico: Douglas Caldas. 

Desenho de Luz: Wagner Pinto e Gabriel Greghi. 

Figurino e Visagismo: Allan Ferc. 

Assistente de Figurino: Denise Evangelista. 

Peruqueiros: Dhiego Durso e Raquel Reis. 

Direção de Movimento: Marisol Marcondes.

 Aderecista: Rebeca Oliveira. 

Baterista: Caroline Calê. 

Consultoria Sobre Shakespeare: Ricardo Cardoso. 

Vídeo e Imagem: André Voulgaris. 

Fotos: Ronaldo Gutierrez. 

Design Gráfico: Rafael Oliveira Branco. 

Operação de Luz: Jorge Leal. 

Operação de Som: Eder Sousa. 

Motorista: Cosme Araujo. 

Assistente de Produção: Amanda Nolleto. 

Produção Executiva: Raquel Murano. 

Direção de Produção: Cesar Baccan e Marcelo Ullmann. 

Produção: Kavaná Produções e Baccan Produções. 

Assessoria de Imprensa: Adriana Balsanelli e Renato Fernandes. 

 

SERVIÇO  - BTG PACTUAL HALL - Rua Bento Branco de Andrade Filho, 722, Santo Amaro.  Classificação: 12 anos. Duração: 95 minutos. Capacidade: 1110 lugares. Temporada: De 22 a 25 de janeiro, quinta e sexta, às 20h30; e sábado e domingo, às 18h. Vendashttps://bileto.sympla.com.br/event/113254/d/349522

Valores de ingresso: De R$ 50 a R$ 180

 

TUCARENA – Teatro da PUC-SP (Entrada pela Rua Bartira, s/n, esquina com a Rua Monte Alegre, 1024). Capacidade: 288 lugares. Temporada: de 29 de janeiro a 1 de março de 2026. Quintas, 20h30; Sextas, 21h; Sábados, 19h e Domingos, 18h.(obs: não haverá sessão de 12 a 15 e 19 de fevereiro).

Vendashttps://bileto.sympla.com.br/event/113353 ou na bilheteria do teatro. Bilheteria: de terça a sábado das 14h às 20h e domingos das 14h às 18h. Valores de ingresso: Quinta e sexta: R$ 160 / Sábado e domingo: R$ 180.

 

Informações para imprensa

Adriana Balsanelli

11 99245.4138

imprensa@adrianabalsanelli.com.br

 

Renato Fernandes

11 97286-6703



 

terça-feira, 2 de dezembro de 2025

A MULHER SEM PECADO

 

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A MULHER SEM PECADO 

As montagens rodrigueanas nunca estiveram tão em alta como nos últimos anos e deixando o icônico dramaturgo NELSON RODRIGUES (1912-1980), extasiado com tanta criatividade, com a contemporaneidade se fazendo presente, e como ele era um cidadão do seu tempo, evidentemente faz sentido cada  criador ousar, imprimir seus olhares com genialidade, fazendo com que sua dramaturgia esteja sempre em evidência, chamando atenção dos espectadores.

Imagem: Ronaldo Gutierrez 

A MULHER SEM PECADO, primeira peça do autor, escrita em 1942 é um drama psicológico com montagem dirigida pelo incansável patrimônio do teatro EDUARDO TOLENTINO DE ARAUJO, que dispensa comentários sobre seus espetáculos, não precisando provar nada para ninguém, todos feitos com muita classe, verdadeiro amor ao teatral, sempre surpreendendo com qualidade inquestionável.

O espetáculo é a sexta incursão do grupo com o autor carioca, portanto, quem é inteligente vai ver e já sem usar de redundância, devidamente preparado para aplausos intermináveis, por tudo o que o GRUPO TAPA representa e pela sua relevante história no cenário teatral.

Imagem: Arte do Entretenimento

 A peça aborda a obsessão Olegário, interpretado brilhantemente pelo talentoso e experiente, o multifacetado artista ANDRÉ GAROLLI, dando vida a um homem paralítico e perturbado pelo ciúme ao extremo, obcecado pela fidelidade de sua jovem esposa, Lídia. Impulsionado por fantasmas do passado e um ciúme doentio, usa métodos controversos para tentar provar se realmente a mulher é inocente. Enfim, a desconfiança, o medo da traição, a possessividade, se encaminham para que haja traição, gerando bons conflitos, situações dramáticas irretocáveis e inquietante interpretação dos demais atores e atrizes BRUNO BARCHESI, FELIPE SOUZA, MAURICIO BITTENCOURT, EUGENIA GRANHA, ANA CARLOTA FRANCE e LOISE TEYBER, preparadíssimos, com talento a flor da pele, em um jogo plausível, tendo um final surpreendente no qual provoca reflexão sobre o moralismo perante o público. 

Imagem: Ronaldo Gutierrez 

“Nelson Rodrigues (1912-1980) é um dos autores com mais presença no repertório do Grupo Tapa durante sua trajetória de mais de 45 anos de história. Após Viúva, Porém Honesta (1984), A Serpente (1999), Vestido de Noiva (1994), Valsa Nº 6 (2010) e Anti-Nelson Rodrigues (2014), o grupo finaliza o ciclo das peças psicológicas do autor com a estreia A Mulher Sem Pecado, no Teatro Nair Bello”

Imagem: Ronaldo Gutierrez 

A atriz EUGENIA GRANHA é estupenda! Uma verdadeira surpresa no palco. Presença cênica e desenvoltura surpreendente, chamando atenção pelo talento e fascinante entrega e carisma a sua personagem.

Imagem: Arte do Entretenimento 

SERVIÇO - TEATRO NAIR BELLO - Shopping Frei Caneca 3º Piso – Rua Frei Caneca, 569 – Consolação. Telefone: 3472 2414. De 24 de outubro a 7 de dezembro - Sextas-feiras e sábados às 20h, e domingos, às 18h. Ingressos: R$120 (Inteira) R$ 60 (meia). Duração: 100 minutos. Classificação etária: 14 anos.  Capacidade: 201 lugares. 

Forma, Seta

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segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

27’S

 

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27’S

A nova sala Experimental do TEATRO ESTÚDIO, nos Campos Elíseos está em festa com CIA. FOTIÁ a caminho de promover sua trilogia. E é um prazer que essa festa perdure eternamente. DANIELA PEREIRA DE CARVALHO, tem mostrado ao que veio de forma brilhante com dramaturgia consistente, ora para dupla, (REALPOLITIK), espetáculo belíssimo, ou monólogo, 27’S, muito irreverente e intrigante, sempre imprimindo em seus textos carpintaria irretocável, sendo meritória de destaque no cenário teatral. Na sua nova criação, é perceptível  contunde pesquisa, tendo como foco o universo do “CLUBE DOS 27”, formado por ícones do rock que morreram aos 27, na grande fase de suas ascensões.

Imagem: Divulgação  

As figuras proeminentes,  um grupo de talentosos artistas que morreram aos 27 anos, inseridos no popular "Clube dos 27", o guitarrista JIMI HENDRIX, a "Rainha do Rock Psicodélico JANIS JOPLIN, o vocalista do The Doors JIM MORRISON,  o talentoso vocalista do Nirvana KURT COBAIN, a irreverente cantora britânica AMY WINEHOUSE, um dos membros fundador dos Rolling Stones BRIAN JONES, dentre outros artistas do cenário mundial,  tão aclamados pela crítica e pelo público, não deixaram a chama acesa por muito tempo, pois as drogas pesadas, o álcool e até mesmo os barbitúricos, que eles tanto “acendiam”, apagaram suas vidas, deixando os fãs órfãos de seus legados.


Imagem: Divulgação 

Nesse contexto, entra em foco o experiente, carismático ator AUGUSTO ZACCHI, envolto de uma narrativa na qual se faz presente “a história de um rockstar fictício, que desde os 27 anos rejeita o fato de ter sobrevivido ao que se torna a sua grande tragédia pessoal”. se entregando a uma personagem difícil, cheia de altos e baixos, com muitas turbulências intrínsecas, defendendo com  muita garra, as dores e dissabores que lhe são ofertadas, conseguindo uma interpretação arrebatadora.

Homem com a boca aberta

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Imagem: Divulgação 

ZACCHI, emendou um trabalho ao outro, sabendo se distanciar perfeitamente, e o seu primeiro monólogo veio para reafirmar a sua entrega fascinante valendo a pena que o público tenha pertencimento do seu trabalho, conhecendo o seu  mergulho musical e biográfico, sua voz marcante na obra dos grandes ídolos do rock e se deixar envolver pela capacidade de ele tem de dar vida ao personagem de maneira visceral, conseguindo atravessar a todas as pessoas presentes.

Dirigido belissimamente por GUSTAVO RODRIGUES, que com muita sensibilidade, já com apropriação do talento do artista, imprimiu o seu olhar totalmente para o ator, com vários desenhos de cena, uma concentração primorosa e o resultado é de qualidade inquestionável.

Segundo o diretor, “Adoro saber das biografias, saber do ser por trás das obras. Isso alivia a pressão, o compromisso com a felicidade, a promessa maravilhosa de atingir o jardim do éden. O direito de errar, da imperfeição, são aspectos que encontramos quando se conhece profundamente a vida de outra pessoa”.

FICHA TÉCNICA

Dramaturgia: Daniela Pereira de Carvalho. 

Direção: Gustavo Rodrigues. 

Direção musical: Tauã de Lorena e Marcelo H. 

Cenário: Gustavo Rodrigues e Augusto Zacchi. 

Redes Sociais: CANNAL Mídia Digitais. 

Assessoria de imprensa: Adriana Balsanelli. 

Direção de Produção: Pedro Osorio e Maira Chasseraux. 

Realização: Cia Fotiá

SERVIÇO - TEATRO ESTÚDIO / SALA EXPERIMENTAL - R. Conselheiro Nébias, 891 - Campos Elíseos, São Paulo – SP - Capacidade: 30 lugares - Sessões aos sábados às 19h – Sábados às 19 e domingos às 20h - de 22 de novembro até 21 de dezembro de 2025 - Duração: 60 minutos. Classificação: 16 anos. Ingressos: R$50 meia / R$100 inteira

Link de venda: Sympla (ou presencial na bilheteria do teatro

 

 

 

sábado, 29 de novembro de 2025

OTTO LARA RESENDE OU BONITINHA, MAS ORDINÁRIA OU NO BRASIL TODO MUNDO É PEIXOTO

 

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OTTO LARA RESENDE OU BONITINHA, MAS ORDINÁRIA OU NO BRASIL TODO MUNDO É PEIXOTO

Os textos do icônico dramaturgo NELSON RODRIGUES (1912-1980), nunca tiveram tanta montagem durante os anos de 2024 e 2025, várias montagens surgiram despertando tanta curiosidade entre o público.  Dentre os destaques, todos os aplausos para o premiado diretor NELSON BASKERVILLE, que no espetáculo 17X NELSON, já presenteia o público com o legado do autor, mostrando com muita experiência e maestria, cenas plausíveis e consistentes de cada um dos textos rodrigueanos.

Imagem: Ronaldo Gutierrez

 Em seguida, o multifacetado diretor, imprime o seu olhar muito acertado, saindo do lugar comum e inserindo totalmente na contemporaneidade, um dos textos mais polêmicos e emblemático BONITINHA,  MAS  ORDINÁRIA, cujo texto desperta curiosidade pela narrativa forte abordando abuso sexual, violência, a podridão familiar, a hipocrisia, desejos e paixões sinistras, culminando em  uma tragédia anunciada.

 “A distopia criada por NELSON BASKERVILLE a partir da tragédia carioca de Nelson Rodrigues ressurge como um espelho cruel das hipocrisias brasileiras, amplificadas pelo recente avanço da extrema direita. Edgard, um homem marcado pela miséria apesar de anos de dedicação ao patrão Werneck, recebe uma proposta tentadora: casar-se com Maria Cecília, jovem rica e "bonitinha" , mas envolta em um passado controverso. O dilema entre dinheiro e moralidade o arrasta por um universo de desejos reprimidos, traições e valores distorcidos”.

Imagem: Ronaldo Gutierrez 

A montagem é feita com muita garra, contando com um elenco de atores jovens e talentosos,  AFONSO BISPO JR, ALEXANDRE MAHGNO DE CASTRO, CAROL RAINATTO, DAVI PARIZOTTI, DUDA PAIVA, FILIPE BARRAL, GUI DE ROSE, ISA SCORALICK, JÚLIA CASTANHEIRO, JULIANA ROBERTA, LAURO FAGUNDES, LEONARDO VAN DER NEUT, LUCIANA MARCON, LIA BENNATTI, MARCIO ARAUJO, MARIA ESTELA MODENA, NAIARA DE CASTRO, NELSON FIOQUE, SABRINA LARISSE e THAYSE VECCHI, que souberam muito bem aproveitar o aprendizado do mestre, se entregando de maneira visceral as personagens, e em meio a belíssimas interpretações, vê-se o futuro de grandes talentos mostrando ao que veio, pois o resultado é agradabilíssimo.

Imagem: Jennifer Glass

 “Em um cenário sufocante de pneus e borracha, a peça acompanha Edgard, um homem marcado pela miséria apesar de anos de dedicação ao patrão Werneck. Ele recebe do chefe uma proposta tentadora: casar-se com Maria Cecília, jovem rica e "bonitinha" , mas envolta em um passado controverso”.

Imagem: Ronaldo Gutierrez 

O mineiro só é solidário no câncer é a célebre citação que reverbera diretamente no personagem principal EDGAR, que diante das intempéries que lhe é imposta, se sente entre a cruz e a espada para escolher o dinheiro ou a moralidade, podo em cheque os valores distorcidos, o entrave entre o opressor e o oprimido defendido esplendorosamente pelo jovem ator LAURO FAGUNDES, que envolto da ética e a moral, encanta com sua entrega, interpretação e carisma, sendo uma verdadeira promessa para os palcos brasileiros.

Imagem: Ronaldo Gutierrez

 FICHA TÉCNICA

 

Texto: Nelson Rodrigues 

Direção e encenação: Nelson Baskerville

Assistência de Direção: Brunna Martins

Desenho da coreografia: Fernando Fecchio 

Cenografia: Nelson Baskerville 

Figurino: Davi Parizotti 

Assistentes de figurino: Patrícia de Simone e Alex Andrade 

Costureira: Claudia Moreno 

Iluminação: Alê Passos 

Sonoplastia/música ao vivo: Filipe Barral

Operador de som: Alê Passos 

Assessoria de imprensa: Pombo Correio

Mídias Sociais: Júlia Castanheiro e Leonardo Van der Neut 

Identidade visual e programa: Alana Fagundes e Déborah Kovezi

Produção: Ocanga Produções

Apoio: Inbox Cultural 

SERVIÇO - TEATRO NÚCLEO EXPERIMENTAL - Rua Barra Funda, 637, Barra Funda - Ingressos: R$60 (inteira) e R$30 (meia-entrada) - Temporada: 6 a 27 de novembro, às quintas-feiras, às 20h30 - Venda online neste link.

Gênero: Drama - Classificação indicativa: 18 anos - Duração: 110 minutos

 @bonitinhamasordinariasp