segunda-feira, 17 de julho de 2023

A RECLAMAÇÃO DA REPÚBLICA

ARTE DO ENTRETENIMENTO

Pedro Cosmos

A RECLAMAÇÃO DA REPÚBLICA

Enredo muito bem desenvolvido no monólogo da premiada atriz e comediante GRAZIELLA MORETTO, no qual protagoniza um tipo de humor da mais alta inteligência, criatividade e genialidade, fazendo uma sátira aos acontecimentos da República com a peça intitulada A RECLAMAÇÃO DA REPÚBLICA, de volta ao palco do TEATRO MORUMBISHOPPING, cuja interação com os espectadores é assunto para um doutorado na arte de conduzir com classe, sem apelos e atropelos e ser aplaudida em cena aberta.

                                                                                Crédito: Tiago Costa

No texto de sua autoria é perceptível a história do Brasil muito bem pesquisada, questionando com muito humor o apagamento das mulheres, ou seja, a invisibilidade na história brasileira e toda a “reclamação” a essa negatividade dos acontecimentos se faz necessária, com interpreção irretocável, com cenário funcional e usando de todos os elementos de cena naturalmente, parecendo um bate papo formal deixando a artista se sentindo em casa. No entanto, o humor é inesgotável e todo sucesso de crítica e de público são meritórios. 

                                                Crédito: Arte do Entretenimento / Pedro Cosmos

Impedida de chegar ao seu local de trabalho, uma atriz reflete sobre o fardo dos afazeres domésticos e a ausência de mulheres nos lugares de poder. Ao rememorar um trabalho de escola sobre a Independência do Brasil, a atriz resgata figuras femininas apagadas dos livros de história como a Imperatriz Leopoldina e a Marquesa de Santos, e ao investigar essas personagens históricas, tenta recompor o quebra-cabeça da organização social promovida pelo sistema patriarcal para uma melhor visão do panorama atual da nossa alquebrada República.


Crédito: Tiago Costa

Sobre a construção do espetáculo, Graziella reflete como foi o processo. “Movida por um desejo pessoal de partilhar uma visão decolonial da história do Brasil com minhas filhas, me interessei pela trajetória da Independência à Proclamação da República, sob o ponto de vista da História das Mulheres. Ou da ausência delas nos livros didáticos, apesar da forte presença nas fontes e registros históricos. Precisamos de muitas vozes femininas para reconstruir essa bibliografia do zero. A minha é apenas uma delas. Precisamos de muitas, de todas. Passada a efeméride dos 200 anos da Independência, o que nos resta é continuar ‘reclamando’ uma República mais justa e igualitária, em que todas as pessoas tenham suas participações e contribuições reconhecidas.”, destaca. 

 

Crédito: Tiago Costa

A direção compreendeu todas as possibilidades cômicas possíveis, com vivacidade e ritmos perfeitos, as personagens surgem ressaltando muita versatilidade, figurando entre os melhores espetáculos cômicos do momento. O objetivo é alcançado.

 

FICHA TÉCNICA

 

Dramaturgia e atuação: Graziella Moretto 

Figurino: Giovanna Moretto. 

Cenografia: Casa Amarela. 

Consultoria Histórica: Patrícia Santos Hansen. 

Mentoria texto-cena: Juliana Jardim. 

Iluminação: Lica Barros 

Som: Randal Juliano 

Operação de vídeo: Lelê Siqueira 

Produção de vídeo: Hernane Cardoso 

Participação especial (vídeo): Estela Porto e Cecília Porto. 

Assessoria de Imprensa: Afeto Comunicação. 

 

Vale a pena prestigiar esse magnífico trabalho!

 

 SERVIÇO  - TEATRO MORUMBI SHOPPING – Avenida Roque Petroni Júnior, 1089 - Jardim das Acácias – São Paulo.  De 05 de julho a 03 de agosto. Quartas e quintas, às 20h. Classificação: 14 anos. Ingressos: R$60,00 (inteira) e R$30,00 (meia-entrada). Duração: 80 minutos.  Classificação: 14 anos. Informações: (11) 5183-2800.

 

Link para compra: https://bileto.sympla.com.br/event/83429/d/197159/s/1329626?_gl=1*1kry7cr*_ga*MTkyMzA0OTkzMC4xNjY2MzY3NDQ5*_ga_KXH10SQTZF*MTY4NzI2NjUzNC4yOS4xLjE2ODcyNjY1MzkuMC4wLjA. 

 

 

 

ARTE DO ENTRETENIMENTO

www.artedoentretenimentosp.blogspot.com

Pedro Cosmos – (11) 99794-1505

pedrocosmos@hotmail.com

@pedrocosmos.oficial 


Nenhum comentário:

Postar um comentário