sexta-feira, 21 de abril de 2023

A AFORISTA

 ARTE DO ENTRETENIMENTO

Pedro Cosmos

 

A ​​A​FORISTA

Espetáculo em cena no TEATRO CENTRO CULTIRAL BANCO DO BRASIL São Paulo, em formato monólogo, tem a atriz ROSANA STAVIS contracenando com dois imponentes pianos de cauda, tocados ao vivo, (SÉRGIO JUSTEN e RODRIGO HENRIQUE) apresentando o melhor do teatro.

Sua personagem, cheia de nuances, permeado entre as loucuras, alucinações e memórias, o grotesco e o sublime, ora surreal, ora absurdo, desfilando verdades absolutas, com uma prepotência que faz rir na medida certa, deixando os espectadores de plantão sem pestanejar.


Foto: Renato Mangolin 

Outro fator que corrobora potencialmente com a narrativa é a filosofia muito presente, carregada de muita reflexão, promovendo olhares diversos, pois sempre recai em alguém na qual se ver diante da personagem. E, nesse ínterim, vê-se um teatro autêntico que falta adjetivos para qualificar em todas as especificidades.

“Uma mulher, caminhando sem parar em direção ao enterro de um antigo amigo da faculdade de música. Enquanto caminha, lhe vêm pensamentos acerca de sua própria vida e os caminhos escolhidos por ela e seus antigos amigos, todos “promessas da música”. Caminhos que vão da plenitude da realização ao fracasso fatal. A peça abre ao público a mente dessa mulher, a aforista, na qual se sobressaem a confusão como linguagem, o ritmo vertiginoso, o excesso de informações, as digressões, além de boas doses de ansiedade e perturbação. Trata-se de uma obra teatral por vezes angustiante, frequentemente hilariante”.


Foto: Renato Mangolin 

Texto escrito e dirigido por cocm maestria por MARCOS DAMACENO, teatrólogo vencedor do prêmio Shell, não se trata de hipérbole, porém é meritório de todos os prêmios existentes e os que tiverem por vir.

Segundo DAMACENO: “É uma peça sobre as decisões que tomamos. Sobre as nossas escolhas. Os caminhos que seguimos. E onde eles nos levam. É também uma peça sobre nossos sonhos. Sobre nossos desejos, principalmente de quando jovens. E de como lidamos com eles. Como lidamos com nossas frustrações, com nossas insatisfações: “ser artista é saber lidar com as frustrações.”


Foto: Renato Mangolin 

 

A atriz durante aproximadamente 01h20minh, não sai da marcação, com uma caracterização incrível, versatilidade jamais vista, usando a voz como se fosse um brinquedo e muitas máscaras surgem com realismo diante de sua interpretação, em fim, os caminhos levados pelos antigos amigos de faculdade, o famoso pianista John Marcos Martins e o outro pianista, Polacoviski rende momentos apaixonantes e os aplausos em cena aberta e os aplausos finais intermináveis, não foram a toa, um trabalho que se faz necessário ser prestigiado por todos aqueles que apreciam o fazer teatral, pois é o acontecimento teatral do momento.

 

 FICHA TÉCNICA

 Composição e Direção Musical GILSON FUKUSHIMA

Pianistas SÉRGIO JUSTEN e RODRIGO HENRIQUE

Iluminação BETO BRUEL

Figurinos KAREN BRUSTTOLIN

Cenário MARCOS DAMACENO

Direção Geral MARCOS DAMACENO

Produção Executiva BIA REINER

Assistente de Produção / Administração MARIANNA HOLTZ

Produção de Cenário CARLA BERRI

Cenotécnico MARCO SOUZA – TB MIRABOLANTE

Pintor de Arte ITAMAR CORDEIRO

Operador de Luz RODRIGO LOPES

Montadores WILLIAM DOCINHO e JOÃO GASPARI

Costureiras VERA COSTA e ROSE MATIAS

Foto da Identidade Visual MARINGAS MACIEL

Com intervenção de BRUNO MARQUETTO

Design Gráfico PABLITO KUCARZ

Mídias Sociais TIP – PERFORMANCE DE MÍDIA

Assessoria de Imprensa (RJ e SP) NEY MOTTA

Produção Local (SP) AUGUSTO VIEIRA

Um espetáculo da CIA.STAVIS-DAMACENO

 

SERVIÇO: CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL SÃO PAULO - Rua Álvares Penteado, 112, Centro Histórico, São Paulo = Informações: (11) 4297-0600. De 13 de abril a 21 de maio de 2023. Horário: Quintas e sextas, às 19h, sábados e domingos, às 17h. Ingressos: R$30 (inteira) e R$15 (meia) em bb.com.br/cultura e bilheteria do CCBB - Duração: 70 min. Classificação: 16 anos. 

Funcionamento: Aberto todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças. 

Entrada acessível: Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

 

 

ARTE DO ENTRETENIMENTO

www.artedoentretenimentosp.blogspot.com

Pedro Cosmos – (11) 99794-1505

Email:pedrocosmos@hotmail.com

@pedrocosmos.oficial 

Nenhum comentário:

Postar um comentário