terça-feira, 20 de setembro de 2022

O DEUS DE SPINOZA

 ARTE DO ENTRETENIMENTO

Pedro Cosmos

O DEUS DE SPINOZA

BRUNO PERILLO, MATEUS CARRIERI, DAVID KULLOCK, LUIZ AMORIM E ROBERTO BORENSTEIN, em um espetáculo no qual mostra que a filosofia tem importância fundamental para o conhecimento humano e que promove reflexões, dúvidas, pontos de vista diferenciados, cabendo a nós pegar o trem da história e sairmos andando ou viver mergulhado nas intempéries da dúvida versus certeza. 

Crédito: spescoladeteatro.org.br

Em O DEUS DE SPINOZA, texto de REGIS DE OLIVEIRA, mostra a vida e a essência do pensamento do filósofo holandês que foi condenado em 1656 por questionar a doutrina religiosa judaica e contestar seus ensinamentos.

Com adaptação e direção de LUIZ AMORIM, que imprimiu em seu olhar a contemporaneidade aproximando o espectador a vivenciar e ter empatia com a filosofia, sem estereótipos, embora sem escapar do didatismo que se faz necessário ao texto literário, deixou o espetáculo estritamente teatral e agradando ao público presente.

Em fim, com a montagem temos um aprendizado sem pieguices nas questões religiosas abrindo várias possibilidades de entendermos o sentido e os “Porquês” de tantas coisas, tendo como mediador BARUCH DE SPINOZA, um dos maiores filósofos do século XVII.

                                            

                                                                 Crédito: spescoladeteatro.org.br

Como entender o Cosmos e tudo que permeia ao seu redor? Deus é a substância única e nenhuma outra realidade existe fora de Deus, tudo é absolutamente determinado, gerando bons diálogos, ações dramáticas, contextualizada com as questões intrínsecas da personagem a qual sobressai várias interpretações

“Baruch de Spinoza é chamado pelo rabinos a arrepender-se, mas não abre mão de seu pensamento. Assim passa pelo Herem, a condenação judaica, e vai viver no exílio da sua comunidade. Tem o apoio de seu amigo Jan Rieuwertsz, com quem pode desabafar e contar seus planos futuros. Um convite à reflexão e à liberdade de pensamento, que mostra como a filosofia de Spinoza está conectada com o mundo atual.”

                                                              Crédito: spescoladeteatro.org.br

A trilha executada ao vivo por uma banda,com direção musical de Marcus Veríssimo, tendo o próprio como musicista, somando ao Gabriel Ferrara e Margot Lohn, promove muita beleza sobressaindo muita poesia, deixando o espetáculo com mais leveza.

O elenco muito experiente dispensa comentários particulares, visto que apresenta excelentes interpretações sobressaindo a entrega perfeita de BRUNO PERILLO em uma composição e caracterização plausível, na personagem título.

Vale a pena conferir, ter um olhar sobre a explicação das coisas, se encher de dúvidas e tirar suas próprias conclusões.


FICHA TÉCNICA 

Desenho de luz: César Pivetti 
Figurinos: João Pimenta  
Cenografia e Adereços: Evas Carretero 
Fotografia e Filmagem: VFilmes
Ilustração: Hidreley Diao 
Produção executiva: MV Produções
Assessoria de imprensa: Pombo Correio
Realização: Regis de Oliveira 
Técnico e operador de luz: Rodrigo Pivetti

 

SERVIÇO - TEATRO ITÁLIA BANDEIRANTES – Av. Ipiranga, 344 - República, São Paulo – Quartas e Quintas, às 20h. Telefone: 3231-2894 – De 10 de agosto Até 29 de Setembro. Valores: Inteira - R$80,00 (Bilheteria), R$60,00 (Sampa Ingressos). - HORÁRIOS DA BILHETERIA: Quarta a sábado das 16h às 20h. Domingo, das 16h às 19h. Duração: 90 minutos – 290 lugares - Classificação: 12 anos.  

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário