segunda-feira, 9 de setembro de 2019


Pedro Cosmos

TATIANICES 

Com dramaturgia de MARCELLO AIROLDI e direção de ANDRÉ CAPUANO – o espetáculo comemora o centenário da autora TATIANA BELINKY, (1919-2013) sendo uma  justa homenagem a autora que teve grande contrapartida social com a criança, apresentando em seus livros, estórias, contos, parlendas, adivinhas, fábulas, dentre outros gêneros literários, permeando sempre o universo infantil, com muito respeito e cuidados necessário a capacidade leitora da criança e a sua integralidade, e sem nenhuma dúvida, a fruição.

Em suas obras, é perceptivel o olhar da criança que ela nutria, a musicalidade, a poesia e tudo o que ela promovia para conhecimento significativo das crianças, inspiração para educadores e arte educadores, sempre em consonância com a cultura e educação.

A homenagem vinda de um grupo de artistas criadores brilhantes, unidos a outros fazedores do pensar teatro para crianças, unindo ao conhecimento que estes tinha potencialmente da autora e de seu universo é realmente meritória de ser contemplad pelo prêmio Zé Renato em sua 8ª edição. Aliás foi é um acerto, visto que o teatro para criança precisa ser enxergado pelas comissões, como fundamental na formação de plateia e na continuidade do teatro, cabendo aqui os parabéns a dupla DEBORAH CORRÊA E ELDER FRAGA pela concepção do espetáculo e pela idealização.

O elenco composto por JOAZ CAMPOS, RITA GUTT, ANDRÉ PEREIRA GABRIEL IVANOFF, mostra boas interpretações da trupe, afinados com as canções (músicas originais de Joaz Campos) executadas ao vivo, as interações um com o outro,  muito envolvimento, cumplicidade, conhecimento na manipulação de bonecos e no fazer teatral voltado para a criança e juventude, os quais promovem um  espetáculo plausível.




                                                                                        Foto: Bob Sousa

Em resumo, é uma “espécie de peça-festa” promovendo o encontro entre Tatiana criança, recém-chegada ao Brasil e a Tatiana adulta, prestes a publicar seu primeiro livro. Para que isso aconteça, entra em cena um ser chamado Atemporal, personagem criado pela autora em um de seus livros, que é capaz de ultrapassar as barreiras do tempo.

Segundo o autor Marcello Airoldi “Escrever um texto para o público infantojuvenil sobre Tatiana Belinky é tão desafiador quanto prazeroso. Certamente ela é uma das autoras mais importantes desse país e sua obra influenciou um sem número de pessoas interessadas na literatura para crianças e jovens”.

Enfim, vale a pena ser vista a montagem e  com o olhar da criança, se transportar para o universo lúdico, se permitindo deixar fruir por toda ludicidade que o espetáculo promove.

SERVIÇO - TEATRO SÉRGIO CARDOSO – Sala Pascoal Carlos magno, 153, Bela Vista - Fone: 3288-0136 – Sábado às 15h e domingos às 16h.  Ingresso: 20,00. A partir de 4 anos. Duração: 50 minutos. De 07/09 a 13/10/19.

Um comentário:

  1. Assiti ontem e realmente o espetáculo é uma linda homenagem!!! Parabéns ao elenco e equipe! Não poss deixar de mencionar os figurinhos belíssimos de Deborah Corrêa! Vida longa ao @tatianicess

    ResponderExcluir