sábado, 26 de janeiro de 2019


Pedro Cosmos

HOTEL MARIANA – Mariana teve o maior desastre ambiental no Brasil em Novembro de 2015. Desastre que provocou a morte do Rio Doce e causou danos ambientais irreparáveis, mesmo assim, continua sem culpados fazendo o povo aceitar para “doer menos”. A Mineradora Samarco continua reinando e dando empregos, cabendo julgamento por parte de muitos e conformismo de outros que enxerga nela a sua fonte de renda em prol da quantidade de empregos que promove na cidade, conflito forte para uma dramaturgia muito acertada dos autores MUNIR PEDROSA E HERBERT BIANCHI.

Eles criaram sua dramaturgia partindo de depoimentos reais daqueles que perderam parentes, bens, seus animais, além dos sonhos construídos naquele lugar.
ANNA TOLEDO, BRUNO FELDMAN, CLARISSA DREBTCHINSKY, FANI FELDMAN, ISABEL SETTI, LETÍCIA ROCHA, MARCELO ZORZETO, MUNIR PEDROSA, RITA BATATA, RODRIGO CAETANO, interpretam com muita garra, personagens que jamais idealizariam, ou seja, interpretar uma tragédia real.


Dirigidos por HERBERT BIANCHI, os artistas emprestam sua personalidade ao espetáculo que é sucesso de crítica e público, em cartaz com ingressos gratuitos, se encontrando em quarta temporada.

                                                                                  Foto: Divulgação
“Depoimentos perturbadores e surpreendentes são colocados no palco e evidenciam a simplicidade de pessoas que perderam tudo ou quase tudo o que tinham. Da criança do grupo escolar ao velho da folia de reis, do ativista de direitos humanos à aposentada que escreve poemas, somos convidados a escutar os sobreviventes que, com suas histórias, traçam um panorama político, histórico e cultural do nosso país”.

SERVIÇO - OFICINA CULTURAL OSWALD DE ANDRADE - Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro - Reestreia dia 21 de janeiro, segunda, às 20 horas. Temporada - Até 12 de Fevereiro, segundas e terças, às 20 horas. Duração - 70 minutos. LivreIngressos - Grátis (distribuídos uma antes do espetáculo).

sexta-feira, 25 de janeiro de 2019


Pedro Cosmos

 O JARDIM DAS CEREJEIRAS 

A primeira grande estreia do ano se deu com ingressos muito concorridos, inclusive pela classe teatral muito bem representada, engrossando a fila de espera. Ao celebrar 40 anos de carreira, O GRUPO TAPA  é quem nos presenteia com a montagem do último texto escrito pelo Dramaturgo Russo ANTON TCHEKHOV (1860-1904).
Parabéns GRUPO TAPA! Vida longa ao rei!

O palco escolhido é bem familiar, Teatro Aliança Francesa, o qual foi residência artística do grupo durante os primeiros quinze anos de atividades em São Paulo. 
Com direção de EDUARDO TOLENTINO DE ARAUJO e o elenco bem conhecido do público fiel ao grupo: ADRIANO BEDIN, ALAN FOSTER, ALEXANDRE MARTINS, ANNA CECÍLIA JUNQUEIRA, BRIAN PENIDO ROSS, BRUNO BARCHESI, CLARA CARVALHO, GABRIELA ESTPHAL, GUILHERME SANT'ANNA, MARIANA MUNIZ, NATÁLIA BEUKERS, PAULO MARCOS, RIBA CARLOVICH E SERGIO MASTROPASQUA.
                                                               Fotos: Ronaldo Gutierrez

A narrativa com estética realista, gira em torno da decadência de uma família aristrocrática, que se recusa a vender seu jardim de cerejeiras, apesar de este não produzir mais nada a muito tempo. O valor afetivo é intrínseco para a família, mas um  investidor não se apega a sentimentalismo alheio e enxerga ali o lugar perfeito para transformar em balneário para veranistas, de olho no potencial turístico.

                                                                         Fotos: Ronaldo Gutierrez

“Na tragetória do Tapa "inclui a maior parte dos grandes autores da dramaturgia universal, como Anton Tchekhov, William Shakespeare, Molière, Henrik Ibsen, August Strindberg, Maquiavel, Luigi Piradello e muito outros. Entre os autores brasileiros encenados pelo TAPA destacam-se Nelson Rodrigues, Plínio Marcos,  Millôr Fernandes, Jorge Andrade, Artur Azevedo, Oduvaldo Vianna Filho, entre outros”.
O elenco está impecável. Clara Carvalho tem cenas comoventes. A montagem muito bem produzida e logicamente mais prêmios virão para a coleção do grupo e de forma bem meritória.
VALE A PENA CONFERIR!

SERVIÇO – TEATRO ALIANÇA FRANCESA – Rua General Jardim 182 – Vila Buarque. Tel: 3572-2379. Quinta a sábado: 20h30. Dom: 19h. Ingresso: 30,00 a 60,00. Até 24/02/19.


O MARTELO

Uma trama envolvente apresentando a loucura de um homem que foi injustamente acusado como o assassino em série de mulheres recém-casadas e com filhos pequenos, serve como plano de fundo para a comédia policial escrita por RENATO MODESTO. Seu texto mistura suspense e humor em meio a crise de identidade.  

O espetáculo tem direção de ALEXANDRE REINECKE, que tem se mostrado com muita experiência no gênero, imprimindo um ritmo perfeito.

O elenco composto por ANDERSON MÜLLEREDWIN LUISI E NATALLIA RODRIGUES, com muita disposição para fazer a plateia rir


Em uma noite, o jovem advogado Pedro se torna o principal suspeito da investigação do policial João que o acusa Pedro de ter matado mulheres recém-casadas e com filhos pequenos à marteladas.  Pedro e sua esposa precisam provar sua inocência, mas, depois de tantos delírios, ele começa a pensar que pode realmente ter cometido os crimes.
Antes de sair de casa para ir à delegacia prestar depoimento, Pedro se transforma em João, após ver no espelho o reflexo do investigador. Começa, então, uma sequência de troca de personagens que dão ao espetáculo um louco viés policial.
                                                                                             Fotos: João Caldas Fº

Para ilustrar esse processo de mudança de personalidade, os atores se revezam na interpretação das personagens. EDWIN LUISI está impagável!

SERVIÇO - TEATRO NOVO - Rua Domingos de Morais, 348 - Vila Mariana. Fone: 3542-4680. Sextas e sábados, às 21h e domingo às 19h. Ingresso: Sexta: 50,00. Sábado e domingo: 60,00. Temporada: 24/01 a 07/04/19.. Classificação: 14 anos. Duração: 80 minutos.



Pedro Cosmos

UM DIA NA BROADWAY

O tributo aos grandes musicais americanos, com idealização de BILLY BOND, mostra um pouco da Broadway fazendo o publico se sentir em Nova York graças a criatividade e tecnologia. A encenação conta com números aéreos, levitação, efeitos especiais e um palco giratório para dar movimento às cenas, resultando em um espetáculo envolvente.

No palco, trechos dos musicais: Priscilla (ao som de It’s Raining Men), Evita (Don’t Cry for me Argentina), Grease (Summer Night), West Side Story (Tonight), Jesus Cristo Superstar (Superstar), Mamma Mia(Dancing Queen), Cats (Memories), Chicago (All That Jazz), Les Miserable (One Day More) e Mary Poppins (Supercalifragilistic).

BILLY BOND assina a dramaturgia com ANDREW METTINE e a  direção musical e arranjos com VILLA. A direção de cena ficou a cargo de MARCIO YACOFF, e a coreografia foi criada por ITALO RODRIGUES.

São 32 pessoas em cena, entre atores, cantores e bailarinos, músicos e técnicos. Nos papéis principais estão ALVINHO DE PADUA (Pai), TITZI OLIVEIRA (Mãe), BIA JORDÃO (Filha), HENRY GASPAR (Filho) e MARCIO YACOFF (George Michael Cohan -  primeiro produtor da Broadway). 



Família de férias em Nova York, a qual se desencontra dos filhos e na tentativa de reencontros de ambos, várias situações são desenvolvidas com muita dança, música e interação, os irmãos se aventuram por lugares onde acreditam que encontrarão os pais.  Sabem que os dois amam musicais, assim buscam por eles nos teatros da Broadway, onde assistem aos trechos de musicais clássicos



Cerca de dez musicais são lembrados, por meio das músicas e dos figurinos e das cenas vistas nos filmes, sendo que nem precisa conhecer a Broadway para se encantar.

Somam ao elenco os cantores e cantoras: Felipe Tavolaro, Luiz Pacini, Marcio Louzado, Ana Luza Ferreira, Debora Dibi, Renata Ricci,Thais Piza.  E os bailarinos e bailarinas: Denis Pereira, Emanuel Faioli, Heitor Garcia, Italo Rodrigues, Leandro Affonso, Estevam, Ale Lorena, Amanda Flowers, Camila Lacerda, Ingrid Marques, Jennyfer Kauana, Juliana Moretto, Larissa Porrino, Luana Oliveira, Luciana Romani, Luiza Freiria, Marina Trivelato, Mônica Gross, Nicole Bertaggia e Thalita Medeiros.

Vale a pena conferir!





                                                             Créditos das fotos: Henrique Tarriconi

SERVIÇO - TEATRO BRADESCO: Rua Palestra Itália, 500 / 3º piso – Bourbon Shopping. - Sexta e sábado, 21h, e domingo, 20h.  Ingresso: de 25,00 a 200,00. Classificação: Livre. Duração aprox.: 120 minutos.  De 11 de janeiro a 10 de fevereiro.


Pedro Cosmos

DOGVILLE

Obra-prima do cineasta dinamarquês LARS VON TRIER é adaptada para o teatro e depois da temporada de sucesso no Clara Nunes - Rio de Janeiro, o teatro Porto Seguro recebe o espetáculo.

A direção é do premiado diretor ZÉ HENRIQUE DE PAULA, com um grandioso elenco: MEL LISBOA, ERIC LENATE, FÁBIO ASSUNÇÃO, BIANCA BYINGTON, MARCELO VILLAS BOAS, ANNA TOLEDO, RODRIGO CAETANO, GUSTAVO TRESTINI, FERNANDA THURANN, THALLES CABRAL, CHRIS COUTO, BLOTA FILHO, MUNIR PEDROSA, SELMA EGREI, DUDU EJCHEL E FERNANDA COUTO. 

                                                                                                                    Foto: Ale Catan 



A trama se passa na fictícia cidade de DOGVILLE, cercada de famílias aparentemente bondosas e acolhedoras, embora vivam em precárias condições de vida. A pacata rotina dos moradores daquele vilarejo é abalada pela chegada inesperada de Grace (MEL LISBOA), uma forasteira misteriosa que procura abrigo para se esconder de um bando de gangsteres.

Ela é aceita na cidade e explorada com muita crueldade, pois os cidadãos de bem exigem e abusam dela, levando a situação a extremos inimagináveis.

O espetáculo trás a tona temas sociais como a xenofobia, a intolerância, o consumismo, dentre outros, com cenas cabíveis de reflexão sobre a raça humana.


                                                                                                                       Foto: Ale Catan

A atriz Mel Lisboa, vive o seu melhor momento. Uma entrega perfeita. Embora o elenco em sua grandiosidade dispense comentários particulares, tudo se desenvolve a partir da personagem vivida por ela, sendo um presente Para a atriz e para os espectadores que são contemplados com sua irretocável interpretação.

SERVIÇO – TEATRO PORTO SEGURO - Alameda Barão de Piracicaba, 740 - Campos Elíseos. Tel.: 3226.7300. Sexta e sábado às 21h e Domingo às 19h. Ingresso: 50,00 a 90,00. De 25/01 a 31/03/2019.  (TRANSPORTE GRATUITO ESTAÇÃO LUZ – O Teatro oferece vans gratuitas da Estação Luz até as dependências do Teatro). Classificação: 16 anos. Duração: 100 minutos.


Pedro Cosmos

ELE AINDA ESTÁ AQUI - Os atores EMILIO DANTASTHELMO FERNANDES e OMAR MENEZES, vivem os irmãos José, Miguel e Francisco na comédia escrita e dirigida por SILVIO GUINDANE.

A narrativa gira em torno de Almeno Albuquerque da Silva, um bom vivant e poderoso empresário que abandonou os filhos ainda pequenos e depois de sua morte, deixa uma herança considerável, cabendo aos herdeiros a partilha.

Os três irmãos até então desconhecidos, se reúnem para fazer a tão complicada partilha e durante o inventário resolvem lavar muita roupa suja promovendo situações conflitantes e muita comicidade. As únicas coisas que eles sabem sobre o pai são as histórias contadas por suas respectivas mães. José é brasileiro, Miguel é português e Francisco é angolano.

                                                                                       Foto de Elisa Mendes

José (Emílio Dantas) se encarrega de dá o ponta pé inicial na divisa dos bens contrapondo com os ideais do seu irmão português que se mostra injustiçado por não ter convivido com o pai e momentos que poderiam ser dramáticos, se transformam em pura comédia.

Guindane atua no cinema, na TV e no teatro, tem se mostrado um artista múltiplo, está entendendo muito bem os caminhos da comédia. Seu Projeto Plínio Marcos 80 anos, realizado no SESI/SP foi muito bem aceito.

É uma comédia leve, aproximadamente 1h de duração. Os atores estão mandando bem em cena, o texto é bem enxuto e não se vê o tempo passar.


SERVIÇO – TEATRO RENAISSANCE – Al. Santos, nº 2233– Cerqueira Cesar. Tel.: 3069-2286- Sexta e Sábado, às 21h30 e domingo 18h. Ingressos: R$ 90,00. Duração:  70 minutos - Até 24/02.


Pedro Cosmos

ANNIE, O MUSICAL – O clássico da Broadway de HAROLD GRAY Baseado na história em quadrinhos Little Orphan Annie (“Annie, a Pequena Órfã”), está em cartaz no TEATRO SANTANDER, com superprodução da Ateliê de cultura, é uma produção para ser vista em família. Tanto pela narrativa poética, a qualidade potencial dos profissionais envolvidos e a produção de qualidade ímpar, quanto pela eloquência que a obra apresenta para os pequeninos espectadores.
O elenco estrelar dispensa comentários: Ingrid Guimarães e o multimídia Miguel Falabella, somando com a dupla os atores cantores SARA SARRES, CLETO BACCIC, TONY GERMANO, BRENDA NADLER, CLARTY GALVÃO, MARIANA GALLINDO, o elenco mirim que brilha em cena, se reversando constantemente, além de outros artistas totalmente preparados para promoverem o melhor do entretenimento teatral.
                                                                             Foto: JORNAL SP NORTE

Dentre as meninas do orfanato, se encontra a pequena Annie, 11 de idade, que fora abandonada pelos seus pais, tendo como sua tutora a cruel, desleixada e muito divertida Senhora Hannigan, interpretada brilhantemente pela atriz INGRID GUIMARÃES. Depois de tentar fugir para encontrar seus pais, encontra um cachorro que o apelida de Sandy e o adota, a personagem é muito bem construída e suas cenas são louváveis. Para  sorte da órfã, é ela a escolhida para passar o natal na casa do milionário Oliver Warbucks, papel de MIGUEL FALABELLA, que por não ter herdeiros, enxerga na menina a possibilidade de formar uma família, mudando todo o destino de Annie.
Annie se encanta pelo poderoso homem e vários momentos poéticos ganham a cena, elevando o espetáculo em um patamar grandioso.
"Annie" além de ter sido sucesso no cinema, também é um espetáculo de carreira. Teve sua estreia na Broadway em 1977 e venceu seis Tony Award, incluindo o de melhor musical e vale a pena ser conferido.
SERVIÇO – TEATRO SANTANDER – Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 2041, Sexta às 20h00, Sábado e Domingo às 15h00 e 19h00 De 25 de agosto até 27 de Janeiro de 2019. Os preços variam entre R$ 35,00  e R$ 300,00.